CAÁLA: vila comunal da Calenga recebe tapete asfáltico

A vila comunal da Calenga, município da Caála (Huambo), está a beneficiar, pela primeira vez, de tapete asfáltico em dois quilómetros e meio, num investimento acima dos 200 milhões de Kwanzas, financiados pelo PIIM.


Por Redação do FD

Os trabalhos, iniciados este mês e com término previsto para a próxima semana, estão a cargo da empresa Elevo Engenheira, incumbida de reabilitar as principais ruas da sede comunal, situada a 33 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.

A intervenção, financiada pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), lançado em 2019 pelo Presidente da República, João Lourenço, cinge-se na reparação da rede de esgoto e drenagem, asfaltagem das ruas e colocação de lancis defronte a administração local.

Em declarações à Angop, o administrador local, Alberto da Costa Prego, disse que a colocação, pela primeira vez, do tapete asfáltico nas principais ruas da vila comunal, constituiu um impulso para promoção do crescimento social e económico da localidade, com forte potencial na produção da batata rena e hortícolas.

Paralelamente, o responsável disse estarem em fase de conclusão os trabalhos de montagem das 40 torres de média tensão, para satisfazer as necessidades em termos de consumo de energia eléctrica aos 52 mil habitantes.

Alberto da Costa Prego informou que o projecto de electrificação da Calenga contempla, igualmente, a montagem de torres de baixa tensão e sete Postos de Transformação, com uma capacidade de 250 KVA cada, com o objectivo de fornecer energia eléctrica a 800 residências, a razão de 120 casas por cada PT.

Realçou que a electrificação da comuna da Calenga, aliada ao tapete asfáltico, tornarão a localidade num lugar de eleição para muitos cidadãos que pretendam residir ou investir no ramo do agro-negócio.

O PIIM abrangeu, igualmente, para a comuna da Calenga, a reabilitação do centro de saúde local, cujas obras foram concluídas recentemente.

No município da Caála, com uma população estimada em mais de 342 mil e 463 habitantes, distribuídos pelas comunas da Catata, Cuima, Calenga e Sede, foram eleitos, para o PIIM, sete obras, entre as quais, a colocação, pela primeira vez, de tapete asfáltico nas três comunas orgânicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »