Bento Bento promete devolução da Mulemba Wa Xangola ao Ngola Kiluanje

O Primeiro Secretário Provincial do MPLA em Luanda, Bento Joaquim Sebastião Francisco Bento, defendeu ontem, 5, num acto de massa, realizado no Distrito Urbano do Ngola Kiluanje a revisão da divisão administrativa da cidade de Luanda, em particular a divisão entre os municípios de Luanda e Cazenga.


Por Adão dos Santos

 

A 6º temporada do projecto M em movimento chegou ao Distrito Urbano do Ngola Kiluanje, num clima de cor e alegria, em que membros da administração local, militante, amigos, simpatizantes e populares, assim como a primeira secretaria do MPLA no município de Luanda, receberam com entusiamos Bento Bento, Primeiro homem do Partido Maioritário na provincial de Luanda.

Na ocasião, os militantes, membros da sociedade civil e responsáveis da administração local, disseram ao Bento Bento, que naquela localidade falta quase tudo, desde a falta de água potável, Energia Elétrica, Estradas, Hospitais, Escolas, Centros de formação profissional e outros problemas não menos importantes.

Outro facto reclamado pelos moradores foi à divisão feita entre o Distrito Urbano do Ngola Kiluanje e o Município do Cazenga, através da divisão Administrativa da cidade de Luanda que retirou a zona e o monumento Mulemba-Wa-Xangola do Distrito, agora anexado ao Distrito Urbano do Hoji-yaHenda.

Sendo que no século XVI esta região recebeu nos seus braços, o Rei Ngola Kiluanje, que parou para descansar na actual região de São Pedro da Barra e a na região da Mulemba-Wa-xangola, agora conhecido como Identidade Cultura do Distrito.

O secretário Provincial do MPLA em Luanda, Bento Bento, em resposta disse que tudo fará para que esta divisão seja revista “não podemos apagar a nossa história”, disse.

O também conhecido por BB, foi mais longe e disse “a zona e o monumento Mulemba-Wa-Xangola não é parte do Cazenga, mais sim do Ngola Kiluanje, e tudo vamos fazer para devolver aos munícipes”, prometeu Bento Bento.

Por outro lado o primeiro do MPLA em Luanda fez saber que “o Comité Provincial do MPLA não está satisfeito com a divisão administrativa de Luanda, que foi feito alguns anos atras”.

Recordar que com a divisão Administrativa, o Distrito Urbano do Ngola Kiluanje, perdeu parte integrante da sua zona para o Distrito Urbano do Hoji-ya-Henda, como são as escolas, os hospitais, a Mulemba Wa Xangola e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »