BENGO: População clama pela circulação de autocarros públicos a preços reduzidos
Alguns munícipes da província do Bengo clamam pela circulação de autocarros púbicos a preços reduzidos também conhecidos por “wawa” cobrado a 50 kwanzas por cada viagem, de modos a facilitar a locomoção dos munícipes desta província com maior realce os do município do Dande.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
Este descontentamento foi manifestado pelo os moradores do Desvio da Barra, Panguila quando falavam a reportagem do Factos Diários esta quarta-feira, 22, sobre a circulação e o número de transportes públicos locais. Os mesmos dizem que o número destes transportes é inferior, razão que várias vezes tem causado dificuldades.
Tomas Guimaraes, um dos nossos entrevistados conta que o preço que os transportes privados cobram avaliado em 300 kwanzas de Caxito a Cacuaco, é bastante elevado para o bolço da maioria dos munícipes que trabalha em Luanda, como é o caso da senhora Katia Santos, que trabalha como vendedora do mercado de São Paulo.
Katia Santos, de 34 anos de idade, afirma que para sair do Panguila-Cacuaco tem gastado 600 kwanzas diariamente. Katia dos Santos entende que com a circulação de autocarros públicos a 50-100 kzs, os munícipes teriam um alívio no que toca a locomoção, sobretudo para os trabalhadores que por dia gastam mais 800 kzs.
O Factos Diários ficou a saber que o número de autocarros que circulam naquela província ainda é muito inferior para atender aquela demanda de passageiros com destaque no período da noite, o horário que a maior parte de trabalhadores regressa a casa.
Os munícipes clamam ao Governo Provincial do Bengo e ao Ministério dos Transportes a levarem a peito esta preocupação.