BENGO: Mais de dois mil Calouros do IPAG recebem Oração de Sapiência de Luís de Castro apresentando os os 8 passaportes para o futuro
A oração de sapiência é uma tradição medieval que procura relatar a característica ou atributo do que é sapiente, sabedor, ou erudito. Nos dias de hoje é amplamente cultivada por muitas instituições procurando, mais do que o tema ou as ideias que expressa, realçar a forma e o domínio da oratória de quem a profere.Estamos gratos a direção do IPAG-BENGO – INSTITUTO POLITÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO, pelo convite, onde apresentamos aos estudantes os 8 passaportes para o futuro.
1. Sabedoria: ter conhecimento traduz-se no acto de possuir informações, enquanto a sabedoria está na habilidade de utilizar tais o informações de maneira apropriada e eficaz… logo, utilizem todo conhecimento que colherem, ao serviço e bem da humanidade/ comunidade a que pertencem e além fronteiras.
2. Diligência: não tenham ilusões, porque, pois que, o que aprenderão nesta fase que se inicia será apenas uma das ferramentas, não a ferramenta. Um bom estudante tem de ser multifacético, pensar fora da caixa, desafiar-se sempre. É preciso estudar muito para saber um pouco “Barão de Montesquieu”.
3. Responsabilidade: onde estão? Para onde tencionam ir? Direcção é mais importante que velocidade, saibam que têm metas atingir, é p/ frente que se deve olhar. Não se distraiam!
4. Coragem: para manutenção da fidelidade aos bons costumes, valores, virtudes… Mais que tentarmos possuí-las coloquemos tais qualidades em prática.
5. Patriotismo:de nada vale um povo que não sabe defender a honra da sua pátria. Questionem-se: como defender convenientemente a pátria?
6. Ética do ubuntu: Se “eu sou porque nós somos”, O significado da vida de um indivíduo está no e através de seu relacionamento com o outro ou outros. É sobre consciência de estar afectado quando os seus semelhantes são oprimidos ou diminuídos…cultivem a humanidade para com os outros, mais que construir bons estudantes, é imprescindível que se construam bons seres humanos.
7. Humildade: Nunca percam a dimensão Humana nas vossas acções. Sejam humildes e simples, como dizem os Budistas, a falta de humildade sempre fará com pessoas que subirem 3 degraus recuem 3. Sejam tolerantes, por muito sábios que sejam, pois “ninguém sabe o suficiente para ser intolerante”, como referia Karl Popper. Enfim, lembrem-se sempre, tanto nesta fase de formação como ao longo da vossa vida, à qual auguro os maiores sucessos “ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.
8. Cidadania: de acordo com o contexto que o país apresenta, perguntem-se o que podem fazer por este? Que tipo de cidadãos a Angola actual precisa? Cidadãos capacitados, ou incapacitados? Formados ou quadrados? Preparados para intervirem na vida social apresentando mudanças ou nem por isso?
FONTE: Página oficial Facebook de Luís de Castro