BENGO: Mais de 20 mil famílias estão há largos anos sem acesso à água potável
Na província do Bengo, mais de 20 mil famílias que residem nas periferias do município dos Dembos, estão há sensivelmente, três anos sem acesso água para o consumo.
Por Kamaluvidi Baltazar
O facto deve-se à vandalização do sistema de tratamento e abastecimento de água naquela localidade que, até o momento, ainda são desconhecidos os presumíveis autores desta acção.
Como consequência do vandalismo, os populares do bairro Quibaxe e outros, na maioria das vezes vejam-se obrigados a percorrer grandes quilómetros para retirar a água do rio e fontenários mais próximos, como também, em alguns casos, dependem do abastacimento por meio de sisternas.
Danos estão avaliados em cerca de 200 milhões de kwanzas
Em reacção, a número 01 daquela municipalidade garantiu que os técnicos afectos ao Ministério da Energia e Águas, já efectuaram uma avaliação dos danos até aqui causados, tendo avançado que para a sua reparação, a Administração Municipal dos Dembos vai precisar mais de 200 milhões de kwanzas.
“Temos um sistema que estava inoperante e, com a vandalização, estima-se este valor para pormos em seu funcionamento. Então, isto requer um projecto bem organizado, planificado”, afirmou a administradora local, Fátima Sebastião.
Com esta situação, os moradores confessam que diariamente enfrentam inúmeras dificuldades como, por exemplo, percorrer longas distâncias à procura do líquido indispensável à vida humana.
O País, recorde-se, tem registado com uma frequência considerável casos que envolvem cidadãos nacionais acusados de vandalizar os bens públicos, que depois são comercializados a terceiros.