Balanço de um ano de governação de JDG na província do Cuanza-Norte

0

João Diogo Gaspar mereceu a mais alta confiança do presidente da República para dirigir os destinos da província do Cuanza Norte no dia 17 de Janeiro de 2024, data da sua nomeação. Foi investido no cargo dois dias depois, a 19 de Janeiro do mesmo ano em cerimónia realizada no Salão nobre do Palácio Presidencial.



REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

O jovem formado em economia ouviu na voz do Presidente da República que contava consigo para desenvolver a província do Cuanza Norte e sem pensar duas vezes abraçou o maior dos desafios da sua carreira política o Governador não perdeu tempo.

Arregaçou as mangas e começou por radiografar todos os Municípios da Província para avaliar o nível de desenvolvimento local e desenhar a sua estratégia de actuação, tendo apostado numa governação de proximidade auscultando directamente às populações.

Para dar corpo a esta nova dinâmica, adoptou o lema ‘Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas’, reafirmando o compromisso de unir forças para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Os resultados desta visão estratégica estão à vista de todos, pois a província regista avanços consideráveis em todos os domínios da governação.

A reabilitação e construção das vias de comunicação entre as sedes municipais e as zonas de produção agrícola têm sido fundamentais para facilitar o escoamento de bens do campo para os principais centros de consumo.

Em breve, já será possível circular com maior facilidade pelas principais estradas que interligam os municípios da nossa província outro marco importante é a alteração do cronograma da obra de construção da Centralidade de 212 apartamentos, localizada no bairro Kiombo com vista a conclusão da empreitada, assim como a construção da segunda fase desta urbanização com dois mil apartamentos, ainda no sector da habitação, projecta-se a construção de várias habitações sociais para o realojamento das populações que vivem em zonas de risco e também no âmbito da requalificação dos bairros do município do Cazengo.

No mesmo período foi ainda reposta a iluminação pública no município do Cazengo, numa extensão de vários quilómetros, deixando a cidade totalmente iluminada, dos bairros Azul, Popular Mesquita, Kipata e outros sob a liderança do Governador João Diogo Gaspar foi igualmente concluído o projecto de interligação de todas as sedes municipais da província à rede pública nacional, sendo a segunda do país a alcançar esta conquista.

O primeiro ano do Governador João Diogo Gaspar a frente dos destinos do Cuanza Norte fica ainda marcado pelo reforço do programa de integrado de combate a fome e a pobreza cuja dotação orçamental passou a incidir maioritariamente sobre as acções voltadas ao sector produtivo agrícola, considerando as potencialidades da Província neste domínio, bem como a tradição produtiva das famílias do Cuanza Norte.

Ainda neste domínio foram criados pontos para a distribuição de sopas em todos os municípios para a redução dos níveis de desnutrição das crianças, a dinamização do sector da agricultura é também uma das conquistas da governação de João Diogo Gaspar, com realce para a reactivação das culturas do cacau, palmares e do café que já conta com uma fábrica de processamento no Município do Quiculungo.

Sob a liderança de João Diogo Gaspar o Governo do Cuanza Norte compromete-se em cumprir as metas definidas pelo Executivo angolano em fazer da Agricultura Familiar a mola impulsionadora para diversificação da economia, garantia da auto-suficiencia, segurança alimentar e nutricional, bem como o combate à fome e à pobreza.

Nesta etapa do desenvolvimento do Cuanza Norte a aposta recai ainda para a promoção das grandes potencialidades da província do Cuanza atraindo potenciais investidores, sendo um
dos principais exemplos a reactivação do Perímetro Irrigado do Mucoso, onde serão investidos cerca de 30 Milhões de Dólares Americanos, podendo gerar mais de 2 mil empregos directos, além de outros projectos económicos em carteira apresentados pelos diferentes grupos empresariais.

Ainda nesta orde de ideias destacamos a tranformação das várias unidades sanitárias da província e Institutos Médios em Unidades orçamentais permitindo uma maior disponibilidade financeira destas instituições para atender as necessidades da população.

Durante o ano de dois mil e vinte e quatro foram ainda realizadas várias intervenções de emergência para o estancamento de ravinas ao nível da cidade de Ndalatando, melhorando desta forma a circulação rodoviária na periferia da cidade de Ndalatando, com destaque para os bairros Miradouro e quem me ama.

Ainda no quadro das várias realizações registadas no Cuanza Norte não podemos deixar de mencionar a inauguração da escola da kipata ou instituto médio politécnico do Cazengo nº 40, Lopo do Nascimento em homenagem a um dos mais brilhantes e destemidos filho desta terra. Foram longos anos de espera até a entrada em funcionamento deste estabelecimento de ensino que poderá albergar mais de mil e quinhentos estudantes.

Ainda no sector da educação, a juventude do Cuanza norte passou a contar com a Cidadela jovem de sucesso do Lucala, uma instituição de excelência para a formação técino profissional nas diferentes áreas e actividades produtivas.

Mas as acções viradas a melhoria da qualidade de vidas das nossas populações não ficam por aqui, no passado mês de Agosto o Governo da Província do Cuanza Norte acabou com o drama das mais de 30 famílias que perderam as suas residências na zona ribeirinha do Muembeji, por conta das fortes chuvas que, em 2020 sacudiram o bairro sambizanga e que até há data viviam em contentores sem as mínimas condições de habitabilidade. Estas famílias foram realojadas no Bairro do KM 11em habitações condignas.

Fruto destas realizações João diogo gaspar voltou a merecer o voto de confiança do Presidente da República que cumpriu uma visita de trabalho de três dias à nossa Província. Em reunião realizada no salão nobre em Ndalatando, João Lourenço recebeu do Governador a garantia de trabalho abnegado em prol do desenvolvimento do Cuanza Norte nos mais variados Sectores mas a visita do Presidente da República ao Cuanza Norte teve como ponto mais alto a inauguração do Hospital Geral do Cuanza Norte, batizado com o Nome do Nacionalista e filho do Golungo alto, Mário Pinto de Andrade. A infraestrutura que conta com mais de duzentos leitos e serviços especializados, com destaque para Hemodiálise e outros de alta complexidade é o maior investimento do sector da saúde nesta região.

Para muitos, o Cuanza Norte nunca mais será o mesmo depois da visita do Presidente da República. Na base desta convicção estão os vários projectos aprovados e que poderão ser implementados nos mais variados sectores da província. Aqui destacamos com enorme satisfação a Construção da futura Portagem do Zenza do Itombe, o que certamente vai permitir maior arrecadação de receitas para os cofres do Estado, além do aumento das receitas locais do Município de Cambambe para a manutenção e conservação da Estrada Nacional 230.

Testemunhamos ainda com grande satisfação ao lançamento da primeira pedra para a construção das futuras instalações do Instituto Superior Politécnico de N’Dalatando, permitirá, nos próximos tempos, o aumento do número de vagas e a oferta formativa para os nossos jovens que deixarão de recorrer a outras províncias para dar continuidade aos seus estudos no ensino universitário.

O povo do Cuanza Norte está ainda entusiasmados com a possível transformação do Aeroporto Comandante Nguetu em uma Escola Aeronáutica e de Manobra, o que poderá permitir o melhor aproveitamento e exploração das suas grandes valências, maior movimentação de mais serviços de rentabilização económica e vai gerar mais de 500 empregos, sobretudo para os jovens, nos próximos tempos.

É também sob a sua liderança que a Cidade de Ndalatando passou a contar pela primeira vez na sua história com semáforos que poderão contribuir para o ordenamento do trânsito e a garantia da segurança rodoviária para automobilistas e peões, assim como revolucionar a imagem da cidade jardim.

O governador João diogo Gaspar tem sido um verdadeiro interlocutor e parceiro das várias igrejas reconhecidas na província marcando presença nas diferentes celebrações e actividades religiosas.

Desde a sua chegada ao Cuanza Norte o governador João Diogo Gaspar tem dedicado especial atenção a cultura eo turismo, assim com também ao desporto nas suas mais variadas manifestações daí o reconhecimento dos praticantes das diferentes modalidades.

No seio da população do Cuanza Norte joão Diogo Gaspar é descrito como um governador dinâmico, sempre dicado em resolver os problemas da população tendo consolidado a governação de proximidade como imagem de marca. O mais alto mandatário da província é também conhecido pela sensibilidade e abertura para ouvir e interagir com os cidadãos.

João Diogo gaspar é também várias vezes descrito como solidário e sempre disponível para prestar apoio a quem mais precisa.

Quem também enaltece o engajamento do Governador João Diogo Gaspar na busca de soluções para os problemas da província é a Juventude do Cuanza Norte que destaca a abertura para o diálogo com as várias franjas da sociedade.

Para muitos não existem palavras para decrever o impacto positivo das accções realizadas pelo Governador do Cuanza Norte na Vida da população numa altura em que a província passa a contar com um total de dezassete município no quadro da nova divisão político-administrativa do país, sendo necessário destacar que todos os novos Municípios já se encontram orçamentados.

Juntos de mãos dadas, mais do que simples palavras este lema tem sido um verdadeiro factor de mobilização galvanizando todas as forças vivas da sociedade para a consolidação do progresso e do desenvolvimento inclusivo em todas as áreas da província.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »