AVANÇO NAS DIVERSIDADES: Macau promove maior cooperação entre a China e os países de língua portuguesa
Este ano é o 21º aniversário do retorno de Macau à China e quando o covid-19 se espalhou pelo mundo. No ano passado, mudanças tremendas ocorreram no mundo e na China.
Por Redação do FD
Sob a influência do covid-19, o ambiente externo de Macau também sofreu profundas alterações. Importante elo de ligação das relações de amizade entre a China e os países de língua portuguesa, o papel de Macau tornou-se também mais importante. Por um lado, o impacto do covid-19 sobre o sustento das pessoas e a economia mundial é enorme. Macau está a contrariar esta tendência e a promover activamente uma integração profunda da cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa. De acordo com o anterior anúncio do Direcção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau, Macau exportou mercadoria no valor de 10,5 milhões de patacas (US$1,3 milhões) para os Países de Língua Portuguesa nos primeiros 10 meses deste ano, oito vezes mais do que em igual período do ano passado. Os Países de Língua Portuguesa representaram 0,75 por cento de todo o comércio externo de mercadorias de Macau entre Janeiro e Outubro. Obviamente, a cooperação económica e comercial entre Macau e os países de língua portuguesa ainda tem um amplo espaço de desenvolvimento. Em particular, contando com a construção da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e com o desenvolvimento futuro do Parque Industrial dos países de língua portuguesa, a cooperação económica e comercial entre as duas partes permitirá aprofundar os intercâmbios e cooperação em docagem industrial, capacidade de produção, investimento e comércio, comunicação financeira, recursos humanos e outros aspectos. Ao mesmo tempo, Macau ajudará também na abertura de alta qualidade do país e na cooperação multilateral de negócios. Por outro lado, na era pós-epidemia, Macau continuou a promover a cooperação anti-covid-19, apoiou os países de língua portuguesa no trabalho anti-covid-19, desempenhou o papel de Macau como plataforma e, em conjunto, levou a cabo propostas e planos de trabalho relevantes para a cooperação internacional em cooperação anti-covid-19 com os países de língua portuguesa. No futuro ainda pode fortalecer as instituições de pesquisa científica locais de Macau e da China continental, bem como o desenvolvimento conjunto internacional de vacinas, fazer bom uso das vantagens especiais de Macau, na comunidade internacional para realizar um trabalho de publicidade direcionado e ativo, expandir o impacto de resultados de vacinas para países e regiões de língua portuguesa, especialmente na vasta região africana. Explore ativamente novos modelos de comunicação.
Olhando para o passado, Macau tem participado ao longo dos anos na organização da plataforma Países de Língua Portuguesa—China e tem dado um grande contributo para o aprofundamento global da cooperação entre a China e os países de língua portuguesa. Como afirmaram os especialistas, o Fórum Sino-Português é o primeiro novo tipo de organização internacional e plataforma de cooperação ligada pela língua e pela cultura, que saltou dos constrangimentos geopolíticos e regionais tradicionais e interpretou melhor o significado da comunidade cultural no mesmo linguagem e sistema jurídico semelhante. Isso permite que a China não apenas se torne um parceiro comercial de muitos países, mas também um verdadeiro amigo. Macau tem desempenhado um papel importante a leste e oeste, e continuará a desempenhar o seu papel de ponta de ponte da “Uma Faixa, Uma Rota” no futuro, alargando os laços de Macau com Angola e com o vasto número de países africanos. Esperamos que, no futuro, Macau também venha a desempenhar um papel significativo na integração jurídica dos países de língua oficial portuguesa, incluindo o estudo de conceitos jurídicos, reformas jurídicas específicas e cooperação institucional internacional.
Texto de “Prof. Dra Eva Yixian Zhao”
Institute of BRICS Legal Studies, East China University of Political Science and Law