Autoridades tradicionais e a origem do poder TRADICIONAL

Face as conclusões do denominado primeiro encontro dos sobas das etnias Luvale, Lutchazes e Lunda-Ndembo, realizado no dia 19 de Julho de 2019, das  conclusões daí saídas, para quem entende da história do Império Roundou(Runda) e com a marca de pertença social , pôde se pensar que estes grupos não têm alma de Império Roundou (Runda).


Opinião de Fafolofolo 

Deve existir outros interesses ou de pessoas colectivas ou privadas a lhes cogitar para destorcer a verdadeira história do povo Roundou que é o património cultural coletivo deste povo e sujar a boa imagem do Governador do Moxico, pretender ligar o poder tradicional que é consuetudinário e poder do estado que é constitucional.

O Império Roundou rege-se pela linhagem, sob o comando do Imperador (Rei) e os súbditos (Myagana a ngoma) entronizados cuja, a capital do império é Musumba wa Itemde( Chabá-República Democrática do Congo, o Rei é o Mwatha Yanvo (Mwatiyanvo) entronizado.

No poder tradicional não existe nomeações ou exonerações dos Myagana, só a única via é a entronização. Como um Governador pode exonerar um soba? com que decreto ou faculdades? O império Roundou não tem províncias, é constituído por Dinastias e as Dinastias são dirigidos pelos monarcas: princesa e príncipes e não o que se intitulam todos de Reis e Rainha, até porque o chefe máximo é imperador.

Apesar de tudo, reza a história que o Mwanagana Ciweka, é um Mwanagana wa Ngoma, pertencente a quarta dinastia do Mwene Vunonge, o príncipe  dos  vakwagangela, fundador da tribo Lucaji, cujo o Mwagana é o Ciweka, habitou a leste do Unonge actualmente é província do Moxico, mas antes é único império e não província, para ver que como império não obedece limite fronteiriço províncias e como proibir algum soberano, intronizado pelo poder tradicional deste império no limite provincial. algo entre estes autoridades tradicionais não está bem e se tem mesmo poder tradicional entronizado? e até este diz respeito ao poder tradicional e não ao poder do estado, tão pouco cabe ao governador apesar de seu nome ser Cultural (Mwadvumba) é apenas uma marca de pertença social é como outros nomes cuja a identidade é deste império.

Gonçalves-Muandumba-Moxico

 

Não é verdade que a autoridade tradicional é a entidade máxima do poder local, isso mostra quanto essas autoridades desconhecem as normas da república e confundem o poder tradicional ao poder do estado.

O poder tradicional é subordinado ao poder do estado, apenas é parceiro do estado onde não existe o poder do estado emplantado. Deixemos do blabla de palavras entre irmãos, até porque o Governador da Província do Moxico, não se chama: João Manuel Gonçalves Muadumba, com todo respeito pela entidade, chama-se Gonçalves Manuel Mwadvumba, é um irmão pertencente a este império, como tantos outros que governaram a província do Moxico de etnias indígenas diferente, pertenceram sempre ao poder do estado e não ao poder tradicional.

Peço a toda autoridade tradicional com poder tradicional, o desafio, devem manter a história verdadeira do povo Roundou, conforme a mão e o punho da rainha Rweji rwa Nkonde, unidos na democracia, na unidade do Império, refletindo os problemas das comunidades do império Roundou, rumo ao desenvolvimento, sem exceção, Rei, Rainha, Príncipes e outros súbditos.

Não atrapalhem o império com falácia de palavras, servindo os interesses dos que estão escondidos atrás dos outros, perdendo tempo para a resolução dos problemas de desenvolvimento do império, enquanto os outros povos avançam. sempre dissemos que estamos na cauda, sendo a culpa desses intriguistas que acham assumem a liderança usando as autoridades tradicionais, pois que o povo Roundou sabe.

 

BY: Fafolofolo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »