As lições que tirei do caso IURD e hoje IRDA
OPINIÃO
Isidro Kangandjo/Jornalista e CEO do Factos Diários
Sempre que completo mais um ano de vida, apetece-me elaborar um texto que chamo de motivacional e, neste dia, que celebramos o terceiro dia da semana e o terceiro dia do mês de Setembro, vim trazer ao teu cérebro um caso de persistência e da razão que pode o levar à razão. A luta da gigante Igreja Universal do Reino de Deus em Angola hoje Igreja do Reino de Deus em Angola será escrito em uma estória.
Um certo dia, isto é em 2019, um filho decidiu se revoltar contra a sua mãe e conseguiu inclusive de fazer a cabeça de outros irmãos para que pudessem abraçar a causa. A luta continuou com outros irmãos que decidiram apoiar sem cessar os ideais da mãe que consideraram esta como sendo alguém indivisível. A batalha estava tensa até um certo ponto a balança começou a declinar onde as ofensas contra a mãe e as acusações contra outros irmãos eram elevadíssimas porque contaram aos vizinhos o que criaram e quase todos apresentavam uma solidariedade senão a razão e pessoas cautelosas.
Os filhos que defendiam a mãe recebiam vários nomes pejorativos incluindo fazer da mentira uma verdade, porém, estes nunca deixaram de baixar a guarda porque sabiam lá ao fundo que a razão vence, tal como dizia alguém, “A JUSTIÇA É PARA OS JUSTOS ASSIM COMO DEUS É”.
Cinco anos depois, várias organizações sociais, pessoas singulares e colectivas queriam entender quem realmente tinha a razão. Os filhos em defesa da mãe ou os filhos que se revoltaram contra a mãe e os irmãos? No princípio do ano de 2024 foi realizada uma assembleia inclusiva que escolhesse quem realmente a mãe precisava para o representar. Com ausência dos irmãos revus a esta Assembleia, na presença de várias representações sociais foi possível a eleição de um filho que sempre defendeu a Mãe para este o representar, mas como cada história exige uma mudança, esta Mãe mudou de nome sendo chamada hoje de IRDA (Igreja do Reino de Deus em Angola).
LIÇÕES DE VIDA
Os filhos que lutaram em defesa da mãe, teriam várias razões, ou mesmo mil formas para desistirem porque quase todos queriam apenas atirar pedras e corroborarem com os filhos que se revoltaram com Mãe. Mas lá ao fundo sabiam que nesta fraqueza existe força e nesta luta existe a verdade. Foi por estes motivos que a vitória chegou e a família voltou a sorrir.
Cada um de nós conhece as suas batalhas. Cada um de nós conhece o seu Golias, porém, é preciso que tenhamos a fé de que podemos ultrapassar as barreiras.
O livro de Hebreus 11:34 deixa em entrelinhas que precisamos retirar forças da fraqueza, ou seja, em todos das dificuldades podemos encontrar uma solução, em todo o NÃO de um homem podemos encontrar um SIM de Deus, mas o segredo está ao acreditar de que a dor pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã.
ESPERO QUE TENHA UM BOM DIA NO TAMANHO DO MEU ANIVERSÁRIO