Aproveitamento hidroeléctrico do Luachimo Inaugurado pelo Ministério Borges beneficia mais de 10 mil famílias

0

O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ladeado pela Governadora Provincial da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, procedeu esta sexta-feira, 17, à inauguração do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo. O projecto que teve o prazo de execução de 87 meses vai abranger cerca de 10 mil famílias.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

A infraestrutura, estruturante e estratégica, foi construída na década de 50, para abastecer energia eléctrica a cidade do Dundo e áreas mineiras próximas, sendo que, actualmente, conta com um novo circuito hidráulico e uma central com 34 MW de potência instalada, equipada com 4 grupos geradores de 8,5 MW cada.

Na ocasião, João Baptista Borges, frisou que o empreendimento ora inaugurado, atenderá igualmente às necessidades das indústrias do sector mineiro, localizadas nos municípios de Cambulo e Lucapa,  que actualmente funcionam com grupos geradores a diesel. Referiu ainda o Governante, que os parques solares vão ser implementados nas localidades de Cambulo, Xá-Muteba, Caungula, Capenda Camulemba, Líbano, Cuilo, Lóvua, Camaxilo, Canzar, Xinge e Capaia.

De salientar que esta obra consistiu na reabilitação do empreendimento existente e no aumento em termos de capacidade de produção de energia eléctrica para o atendimento às necessidades da Lunda-Norte.

A reabilitação do empreendimento e aumento da capacidade de produção, está inserida no âmbito dos objectivos definidos pelo Executivo angolano, que visa garantir o acesso da população à energia eléctrica, melhorar as condições sociais, assim como desenvolver o sector agro-pecuário e mineiro.

Neste sentido, foi idealizado o projecto de reabilitação da linha existente entre o AH Luachimo e a SE Nzagi. Destaca-se que o projecto consiste na reabilitação das subestações do Nzagi, Fucauma e na electrificação das localidades de Mucumbo, Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Nzagi.

Nestas localidades serão executadas as redes de distribuição em MT a 30 Kv,  rede de distribuição de BT, assim como a instalação dos respectivos postos de transformação, além da execução de cerca de 1500 novas ligações domiciliares e de 500 pontos de iluminação pública.

A entrada em pleno funcionamento desta infraestrutura de energia eléctrica da região Leste do país, beneficiará cerca de 10.600 famílias da cidade do Dundo (Chitato), incluindo as dos municípios de Cambulo, Lucapa e arredores.

Na sequência da missão pelo Leste do país, o titular do sector, em companhia da Governadora Provincial, o Secretário de Estado para a Energia e demais responsáveis, deslocou-se à localidade de Fuacauma, onde testemunhou a assinatura do auto de consignação do projecto de construção da linha de 86 KM do Corredor Dundo/Nzagi.

O documento foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da ENDE-EP, Hélder de Jesus e pela representante do consórcio Mark Cabbles, Carla Veloso.

A seguir, os governantes visitaram a exposição fotográfica da caracterização do projecto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »