Antigo PCA da Endiama acusado de acumular fortuna com garimpeiro ilegal de diamante

Antigo Presidente do Conselho de Administração da Endiama, António Carlos Sumbula, é acusado de ter acumulado fortuna com as receitas provenientes da exploração ilegal de diamantes no leste do país, através da empresa Mi Diamond, Limitada, conotada a si.

Informações tiradas exclusivamente do Portal Lil Pasta News fazem saber que, não obstante às autoridades de defesa e segurança terem acabado com o garimpo ilegal e encerrado algumas casas de vendas de diamantes no leste de Angola através da famosa “Operação Transparência”, os sobas e activistas denunciam que esta actividade voltou à baila sobre a suposta cobertura da Mi Diamond, LDA.

Duas autoridades tradicionais, João Muamuxico e Mwante Nshind, ouvidos a partir dos Municípios do Cuango e Lucapa, província da Lunda Norte, denunciaram ao Lil Pasta News, que, naquela região diamantífera, até antes da “Operação Transparência”, era de terror, devido o pânico espalhado por homens alegadamente amando de António Carlos Sumbula.

 VTB ÁFRICA S.A, O CASTELO DE SUMBULA E A SUA HISTÓRIA

 Em 2006, António Carlos Sumbula e alguns sócios russos e angolanos decidem lançar o banco VBT África S.A, sendo como principal accionista o VTB Moscovo com uma participação de 50,1%.

Desde a sua fundação, o VBT África S.A passou a ser um dos “cofres” onde o antigo Vice-ministro da Geologia e Minas faz o seu depósito em dinheiro para garantir a segurança dos seus negócios.

António Sumbula é apontado de ter entrado com uma percentagem de 49,87%, e as restantes acções ficaram atribuídas a Robim Manuel Quimbala, Miguel António Chambole e a José Luís Alves.

Aquando da inauguração da instituição bancária, os responsáveis alegavam que a rede de distribuição está direccionada para o mercado empresarial e, entretanto, a prestação de serviço baseia-se no contacto próximo com o cliente e privilegiando as reuniões junto dos clientes.

 Em meados dos anos 90, foi Vice-ministro da Geologia e Minas ao tempo do GURN, e tinha a importância por ter mais poderes que o então ministro indicado pela UNITA. Foi afastado em circunstâncias nunca esclarecidas e reabilitado, em Novembro de 2009, para chefiar a principal diamantífera estatal.

Conforme os documentos em posse do Lil Pasta News, Carlos Sumbula e o PCA do Banco VTB, Andrey Kostin, criaram em 2018 uma empresa de comercialização de diamantes, R Diana minerals, tendo como “testa de ferro” uma das namoradas de Sumbula de nome Arlene de Sousa, actual Directora de Governação Corporativa e Apoio Jurídico do Banco VTB.

O banco VTB-África é uma instituição de direito angolano, que tem como principal accionista o VTB Bank, segundo maior banco da Rússia.

VAI AO BUAP MAIS PRÓXIMO DA TUA CASA E ACTUALIZE OS TEUS DADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »