Angola realiza o segundo senso populacional em 2024

0

De acordo com uma nota enviada à redação do Factos Diários, o Instituto Nacional de Estatística-INE, órgão executivo central de produção e difusão das estatísticas oficiais de Angola, está a conduzir o segundo recenciamento geral da população e habitação-CENSO 2024.


Por Isidro Kangandjo

O despacho presidencial nº 290/22, já existe desde o dia 30 de dezembro do ano passado, por agora, está em curso a actualização da cartografia, processo este que poderá decorrer até finais de 2023. Para o ano de 2024 dar-se-à início a recolha de informações de modo digital, pela primeira vez por via tablets que contêm aplicativo de recolha de dados-CAPI juntos dos agregados familiares em todo território nacional.

De acordo com a nota, antes da recolha efectiva dos dados decorrerá as três etapas que são actualização Cartográfica. Esta etapa definirá os limites dos bairros. Nesta etapa, o INE prevê dividir o país em cerca de 92 mil secções para efeitos de entrevistas aos órgãos familiares. A segunda etapa será o recenciamento piloto que testará o processo de prontidão para a realização do censo em 2024. O último trata-se do recenciamento geral que abrange a população e as habitações.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »