Angola presta última homenagem ao renomado coreógrafo Sakaneno João de Deus
A comunidade artística de Angola despede-se do estimado coreógrafo Sakaneno João de Deus, cujo legado na dança será eternizado numa cerimónia fúnebre repleta de tributos.
Por Maria do Rosário
O mundo da dança angolana está de luto com o falecimento de Sakaneno João de Deus, coreógrafo e professor venerado, cujos restos mortais serão sepultados amanhã no Cemitério do Benfica, em Luanda. O velório, que ocorre hoje na residência do falecido, no Projecto Nova Vida, será marcado por uma peça teatral em sua homenagem, realizada pelo Grupo Experimental de Teatro.
Nascido na aldeia de Songa, Sakaneno João de Deus não só deixou sua marca em Angola, mas também no cenário internacional da dança, sendo membro efetivo do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO. A sua influência estendeu-se por conferências, festivais e seminários ao redor do mundo, onde partilhou a sua paixão pela dança tanto na prática quanto na teoria.
A cerimónia fúnebre de amanhã, que começará com um cortejo a partir das 8h00 do Projecto Nova Vida, promete ser um momento de reflexão sobre a contribuição inestimável de Sakaneno para a cultura e as artes em Angola. A sua partida é uma perda significativa para a comunidade artística, mas o seu espírito e ensinamentos na arte da dança continuarão a inspirar gerações futuras.