ANGOLA: Médicos que tomaram vacina Astrazeneca/Oxford estão com efeitos colaterais

A falta de laboratório de controlo da qualidade de produtos vindo do estrangeiro leva Angola a não testagem das vacinas AstraZenecas produzidas na Índia. Em Angola, os médicos já sentem efeitos colaterais, a revelação foram dos Doutores Miguel Sebastião, secretário-geral do Sindicato dos Médicos de Luanda e Encéfalo Alfredo, Presidente da Associação Médica Angolana.


Por Isidro Kangandjo

Numa altura em que a vacina da Astrazeneca/Oxford está a ser investigada a nível internacional pelo facto de vários países, como Noruega, Áustria, África do Sul, Dinamarca e Islândia, terem suspendido preventivamente o uso da mesma por apresentar reacções adversas, tais como, morte de uma paciente dinamarquesa por coagulação sanguínea, os médicos angolanos, apesar disso, foram os primeiros a tomarem a vacina AstraZeneca, que chegou ao país gratuitamente no âmbito da iniciativa Covax. Porém, apesar de nove países no mundo terem suspendido a vacina, ainda assim, a OMS garante que é uma vacina “excelente.”

A falta de laboratório para verificar a qualidade das vacinas fez com que 24 horas depois de a vacina ter chegado ao solo angolano, os médicos fossem chamados para a primeira dose. Miguel Sebastião, secretário-geral do Sindicato dos Médicos de Luanda, fez saber ao Factos Diários que Angola precisa de um laboratório, altamente equipado, para a verificação de qualidade dos produtos. 

Para Angola, tudo que vem de fora está bom. A verdade é que número de reclamações é maior, quase todos os colegas que apanharam a vacina estão com efeitos colaterais, sobretudo dor de Cabeça, fraquezas e coceiras no corpo. Temos colegas do sexo feminino que ficaram dois a três dias sem trabalhar por causa de efeitos colaterais da vacina”, disse o sindicalista de Luanda.

DEMASIADO EFEITO COLATERAL LEVA ASSOCIAÇÃO MÉDICA ANGOLANA A INVESTIGAÇÃO

Encéfalo Alfredo, Presidente da Associação Médica Angolana, disse, ontem, ao Factos Diários, que, depois de vários países terem suspendidos preventivamente o uso da vacina da Astrazeneca/Oxford por reacções adversas, tais como, a morte de uma paciente dinamarquesa por coagulação sanguínea, a Associação recebeu várias reclamações de colegas e sentiu-se obrigada a abrir um inquérito que iniciou no Sábado, 13, do mês corrente.

“Soubemos que as vacinas foram aprovadas de forma emergencial, e que muitas ainda estão em estudos, razão pela qual a Associação Médica Angolana e o Centro de Estudos Reasoning procuram fazer acompanhamento de vários angolanos vacinados, já que muitos se queixam de efeitos colaterais agravados, como “endurecimento do local”. Vários colegas queixam-se de reacções adversas e os que ainda não apanharam têm bastante receio de o fazerem”, disse ao Factos Diários o Presidente da Associação Médica Angolana.

Dr. Encéfalo pede a todos que receberam a vacina para preencherem o formulário, mesmo que não tenham tido nenhum efeito colateral, pois será importante para a equipa.

Para fazer preencherem o formulário, basta entrar no: Acbonga.com/questionário.sobre-efeitos-secundarios-vacinas-covid-19/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »