ANGOLA: Governo abre concurso público para concessão do corredor do Lobito a privados

 

O governo angolano anunciou esta quarta-feira 8,na província de Benguela a abertura do concurso público Internacional para concessão a gestão e manutenção das suas infraestrutura ferroviárias, serviços de transportes de mercadorias de logística, num acto presidido pelo Ministro dos Transportes Viegas D’Abreu, e testemunhada pela vice governadora de Benguela, Lídia Celma Amaro.


Uma gentiliza de Jonas Pensador

 

Com a concessão, o governo pretende partilhar a gestão com a criação de uma sociedade de propósito específico denominado SPE, a ser controlado por operadores privados com participação minoritário do Estado.

O governo pretende atribuir a SPE as responsabilidades de operação, exploração e manutenção da infraestrutura da linha férrea do Lobito/Luau com a possibilidade de construção de ramal de ligação a República da Zâmbia, a construção e exploração de dois terminais de trânsito de apoio ao serviço ferroviário de transporte de mercadorias na linha férrea do Lobito, bem como a gestão do centro de formação na província do Huambo e de manutenção das oficinas.

Ensino de qualidade e a preço baixo está no ISKA Pólo Kilamba

 

O Ministério dos Transportes, estima que o prazo para submissão de propostas ao concurso é até 07 de Dezembro e a concessão tem o prazo de 30 anos, período durante o qual o concessionário SPE vai assumir o transporte de grandes cargas com maior predominância para minérios e combustíveis, enquanto que o serviço de transporte de passageiros permanecerá sob gestão do CFB.
Segundo a nota que o Repórter Angola teve hoje acesso, a concessão visa a maximização e potenciação Econômica da infraestrutura ferroviária do Corredor do Lobito.

Está iniciativa, segundo a nota , apresenta-se como uma plataforma de dinamização da economia, permitindo a criação de postos de trabalho .
Nos termos de concessão, está prevista a integração do terminal mineiro do porto de Lobito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »