“Angola é um parceiro privilegiado”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O embaixador do Reino de Espanha em Angola, Manuel Hernández Ruigómez, afirmou hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, que Angola constitui um parceiro privilegiado em vários domínios.


Por Redação do Factos Diários

 

O diplomata teceu estas considerações no acto de abertura do ano académico 2021/22, presidido pelo Presidente da República, João Lourenço.

Manuel Hernández Ruigómez fez saber que Angola e Espanha são dois países amigos que mantêm excelentes relações e têm feito isso continuamente, desde a independência nacional, em 1975.

Prova disso, realçou, foi a visita oficial que o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, realizou em Luanda em Abril deste ano, bem como a deslocação do Chefe do Estado angolano a Madrid, há aproximadamente uma semana.

Através destas relações, os dois governos criaram uma relação estratégica que tem permitido a execução de várias acções em diversos ramos, principalmente na educação.

“A educação é um elemento fundamental para o desenvolvimento do país. Sem educação ou com uma educação pobre e deficiente o progresso não e possível”, alertou.

Nesta conformidade, o governo angolano demonstrou hoje, concretamente na província do Bié, com a inauguração da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que vai contribuir na formação do homem novo.

A infra-estrutura foi inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço.

A universidade é uma parceria entre a Fundação Universitária Iberoamericana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euroafricana.

Edificada numa área de 17 hectares, a instituição augura tornar-se na primeira, na região, a ministrar cursos de pós-graduação.

O campus contempla seis edifícios, com 25 salas de aula, áreas para a prática desportiva, auditório, laboratórios, restaurante e um internato para os estudantes.

Numa primeira fase, vai albergar cinco mil estudantes nos cursos de engenharias, ciências da comunicação, humanas, da saúde e da educação. Até ao momento estão inscritos dois mil e 200 discentes.

No futuro, o campus deverá ter um total de 14 edifícios e uma capacidade de absorção de 12 mil estudantes, em cada ano académico.

A Universidade Internacional do Cuanza está vocacionada para a formação de quadros a nível de graduação em licenciatura e pós-graduação, em diversas áreas do saber.

Os estudantes matriculados vão obter a dupla titulação, angolana e espanhola, se finalizarem os seus estudos nesta universidade.

Fonte: ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »