Angola e Japão assinam declaração de melhorias do ambiente econômico
Decorreu, nas primeiras horas desta quarta-feira, 9 de Agosto, em Luanda, o encontro de Negócio Angola-Japão, realizado no âmbito da visita oficial à Luanda de Yasutoshi Nishimura, Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão. O certame organizado pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, em parceria com a JETRO–Japan External Trade Organization, juntou cerca de 20 empresas e 8 startups japonesa no solo angolano.
Por Joaquim Paulo
A primeira intervenção do certame foi feita pelo representante da AIPEX, Bruno Baptista, que fez a apresentação das oportunidades de investimento em Angola, tendo, de igual modo, espelhado o papel da empresa que representa no campo dos investimentos a nível do país. Por outro lado, Bruno Baptista mostrou aos iminentes investidores que Angola está pronta para acolher, facilitar e estreitar relações em todos âmbitos comerciais.
Foi um encontro ´híbrido´, empresas que operam no país como a ZEE, Africell, Angola Cables, Arccla e Toyotatsusho, Marubeni, Arkedge Space e Tsubane BHB Co Ltd, estas últimas japonesas, apresentaram os seus pontos fortes, com vista a atrair potenciais parceiros e clientes.
“Os laços históricos que unem a República de Angola e o Reino do Japão constituem os alicerces sobre os quais temos vindo construir uma relação bilateral de excelência entre os dois Governos”, palavras do Ministro da Economia e Planeamento de Angola, Mário Augusto Caetano João, após a assinatura da declaração conjunta sobre cooperação de melhorias do ambiente de investimento e de relações económicas.
O Encontro de Negócios que contou também com a participação de várias empresas Japoneses, como a Toyota Tsusho, Marubeni Corporation, Itochu Corporation, Mitsui Corporation, Sumitomo Corporation, NEC Xon, Toshiba, Hitachi e a Sagri, serviu, dentre outros objectivos, para marcar o começo de uma relação duradora entre os dois países.
Na sua intervenção, o Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yasutoshi Nichimura, disse desejar que o encontro sirva para expandir os negócios dos dois países.
Vale ressaltar que o evento serviu para reforçar os laços de cooperação económica bilateral e facilitar o estabelecimento de potenciais parcerias entre empresários dos dois países, nos sectores dos transportes e logística, indústria, comércio, finanças, energia, telecomunicações e recursos minerais.