ANGOLA: Casa Civil do PR, FFH e INH apontados como comerciantes secretos de apartamentos nas centralidades
Numa altura em que João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola quer combater a corrupção a todos os níveis, o Factos Diários foi informado que. Desde 2017, muitos elementos ligados a Casa Civil do Presidente da República, Instituto Nacional de Habitação e Fundo do Fomento Habitacional, têm usado poder clandestino para desafia a figura máxima do país.
Por Amélia Rosa
.
O Factos Diários o foi apresentado uma lista de vários cidadãos que, na sua maioria vem efectuando o pagamento da renda resolúvel desde 2018, estes, por falta de influência são recebidos apartamentos e serem entregues por pessoas ligadas ao sistema.
As fontes, contam que só na Vila Pacífica, o esquema de vendas de apartamentos tem ligação com pessoas ligadas a Casa Civil do Presidente da República, Instituto Nacional de Habitação e Fundo do Fomento Habitacional. Tudo começa com os funcionários de base do FFH que, através de pessoas sénior da Administração desta instituição, contam as fontes, procuram clientes e, a partir de dentro, são excluídos clientes antigos que há quatro anos fazem pagamentos no Fundo.
“Os nomes e restos dos indivíduos que estão a vender apartamento na Vila Pacífica são identificados e só esperamos de uma comissão credível para visitar o Fundo de Fomento Habitacional e responsabilizar criminalmente os senhores porque estes estão atrapalhar o processo normal de entrega das casas”, disse a fonte.
FUNCIONÁRIOS PEDEM INTERVENÇÃO DE JLO NO COMBATE À VENDA ILEGAL DE APARTAMENTOS
As fontes, contam que pessoas indicadas na entrega de apartamentos na Vida Pacífica e outras centralidades de Luanda, não o fazem por uma questão de corrupção porque, esclarece a fonte, existe um grupo liderado por PCA da FFH e da Casa Civil que se dedicam na venda de apartamentos.
“Por um lado, o grande problema das centralidades estão nas mãos dos gestores, todos responsáveis têm problema antiga. SONIP deixou muitos cidadãos com problemas sem nome na base de dados e a IMOGESTIN também é a mesma coisa. Neste momento, o Fundo de Fomento Habitacional está a seguir o mesmo caminho para facilitar as suas operações, por esta razão, é mesmo urgente a intervenção da figura de JLO. Pode visitar estas instituições e saber o que se passa com a entrega das casas”, disseram.
O Factos Diários foi informado igualmente que, 30% dos moradores das centralidades do Kilamba, Sequele, KK cinco ml, Vila Pacífica, Km 44, Marconi e Kalawenda, não estão legalmente tudo por conta da desordem dos órgãos de tutela.
LISTA DE ALGUNS QUE CONSTAM NA NA BASE DE DADOS