Angola assume posição pró-conservação em fórum mundial na Hungria

Angola tem vindo a registar avanços significativos no que diz respeito à protecção da fauna e da flora selvagens, assumindo lugares cimeiros de coordenação regional em matéria de conservação, afirmou a secretária de Estado para o Ambiente, Paula Francisco Coelho, neste domingo, 26, durante o Fórum Mundial de Conservação inserido no âmbito da feira intitulada One With Nature (“Unidos com a Natureza”, em tradução livre), que decorre na Hungria de 25 Setembro a 14 de Outubro deste ano.


Por Redação do Factos Diários

 

No painel diário de discussões, onde estarão líderes de vários países durante o evento, a representante angolana abordou temas ligados à conservação da natureza, com destaque para os progressos feitos no país no capítulo da boa gestão dos ecossistemas, sustentabilidade e protecção da vida selvagem. “Somos um país que prima pela preservação e conservação. Angola faz parte dos protocolos e convenções internacionais relativos ao ambiente, biodiversidade, alterações climáticas e desflorestação”, disse a governante.

Embora reconhecesse que, do ponto de vista da legislação, há ainda muito por ser feito, a também ambientalista referiu que Angola vem dando passos importantes para a reafirmação dos compromissos, quer nacionais, quer internacionais, de proteger a fauna e a flora, realçando as recentes medidas políticas de sustentabilidade, a preservação das espécies, bem como a proibição da caça furtiva e o combate aos crimes contra a vida selvagem nas suas mais variadas manifestações.

Paula Francisco Coelho, que partilhou o painel com o secretário-adjunto do ministério das Mudanças Climáticas do Paquistão, Muhammad Suleyman Khan, considerou serem necessárias acções globais que visem a protecção do património natural. “Precisamos de falar em uníssono, unidos com a natureza, mas focando-nos na preservação e conservação das espécies, e igualmente resolvermos juntos os actuais problemas da humanidade”, apelou.

Para além da participação no referido fórum e da visita aos vários stands na feira internacional, a secretária de Estado, acompanhada do embaixador da República de Angola na Hungria, José Filipe, aproveitará a ocasião para manter encontros com as entidades húngaras responsáveis pelas questões ambientais, com o objectivo de trocar experiências e projectar propostas de cooperação, tendo em conta o desenvolvimento da Hungria nesse capítulo.

A feira internacional One With Nature conta com a participação de oradores e convidados de mais de 100 países, e os pavilhões ocupam uma vasta área de 75.000 metros quadrados. Importância da conservação e utilização sustentável da natureza, gestão da caça e conservação animal, silvicultura, gestão florestal, entre outros, são os principais conceitos para os 20 dias de exposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »