André Milton Kilandamako homenageado hoje para saudar o 17º aniversário da sua morte

0


Comemora-se, neste sábado, 20 de abril, o 17º aniversário do passamento físico de André Milton Kilandamako, falecido em abril de 2007, em Luanda, vítima de doença, aos 68 anos de idade. Malogrado foi Jurista, advogado e também detentor do Diploma de ” Conseiller en Droit Social ( Liège/ Bélgica).



Por Joaquim Paulo

A cerimónia de homenagem póstuma de André Kilandamoko contou com a participação dos membros da família, discípulos, amigos e conhecidos do malogrado, que se reuniram no Cemitério Alto das Cruzes, aqui em Luanda, nas primeiras horas deste sábado.


Durante a homenagem do homem que em vida prestou juramento como Advogado, em 1965, membro da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Angola, os presentes visitaram a campa onde repousam os seus restos mortais, procedida de uma oração de réquiem, feita pelos os filhos do malogrado.
Depois, conformem o programa, seguiu-se o momento da palavra de circunstância e desenho biográfico de André Kilandamoko, feito por Ndinga Dieyi Dituvanga.
E, finalmente, o ex-deputado da CASA-CE, Makuta Nkondo, fez o depósito da coroa de flor e a foto de família, encerrando, desta forma, o programa de cerimónia de homenagem a André Kilandamoko, alusivo a comemoração dos 17 anos assinalados hoje, debaixo da terra.


Conheça a sua biografia


Recordamos que André Milton Kilandamoko nasceu aos 15 de dezembro de 1938, na aldeia Mbanza Zowa, comuna Serra de Nkanda, municipio de Kuimba, provincia do Zaire. Iniciou a sua vida activa como quadro dirigente na empresa belga Açucareira de Kuilo Ngongo.


Dois anos mais tarde, ou seja, em 1967, AMK tornou-se membro da Comissão Internacional de Juristas – Secção África. Imbuído do alto sentido de criatividade, AMK, ainda estudante, assumiu as funcões de Secretário Geral do Movimento de Acção Católica e fundou, mais tarde, o Movimento de Escuteiro Saint Clément- Missão Católica Mangembo.


Sem entrave algum à sua profissão de Advogado, AMK distingui-se no campo de Ensino e Desporto como professor de Língua na ” Alliance Française” e, Secretário Geral do Conselho Nacional do Ensino Superior e Universitário Privado – CNESUP. No lado desportivo, foi Dirigente a níveis de Clubes, Selecções e Instituições Nacionais, entre 1966 -1979. Diplomata, assumiu as funcões de Secretário Geral do Conselho Superior do Desporto em Africa – CSSA- para África Central Zona 4.


Transformando a Associação de Quadros Angolanos no Estrangeiro – ASCAE- em movimento político, aos 15 de maio de 1985, AMK torna-se Presidente Fundador do PSDA ( Partido Social Democratico Angolano).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »