Ana Dias Lourenço participa no lançamento da campanha ” Todos Somos Iguais” e reafirma comprometimento na qualidade da educação

0

A Primeira Dama da República participou, esta segunda-feira, no lançamento da campanha” Somos Todos Iguais” que teve lugar na Nigéria, a mesma que está relacionada com a educação inclusiva e equitativa e promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.


Por Kamaluvidi Baltazar

No seu discurso, Ana Dias Lourenço reconheceu que com o alcance da Paz em 2002, vários têm sido os esforços do Governo local na implementação de políticas públicas e na realização de acções, programas e projectos que potenciem o desenvolvimento inclusivo e sustentável do País, com realce na redução das disparidades entre homens e mulheres.

Os desafios, segundo Ana Dias Lourenço, ainda são imensos, não obstante a evolução das sociedades africanas no sentido de uma maior justiça, inclusão e consciência sobre a necessidade de uma maior representação feminina em todas as áreas da vida social, económica e política.

A seu ver, a Primeira Dama entende que deve ser reforçado o papel de advocacia para alfabetizar e recuperar o atraso escolar das raparigas com especial atenção as das zonas rurais e promover a confiança, a segurança e a estabilidade através da criação de ambientes seguros, protegidos e estáveis e sensibilizar a juventude para os progressos significativos no desenvolvimento e crescimento da África.

Esta campanha subordinada ao tema ” A Educação Como Uma Ferramenta Poderosa Para a Mudança: Nenhuma Rapariga é Deixada Para Trás” tem como principal objectivo advogar para dinamização no de 2024 a promoção de programas educacionais em África, buscando reavivar os esforços existentes para alcançar plenamente o Objetivo 4 dos ODS”.

Durante a sua abordagem a dirigente angolana lembrou que ainda são confrontados muitos obstáculos que dificultam e impedem as mulheres em Angola e em toda a Africa, a desenvolverem todo o seu potencial com a falta de recursos humanos e materiais em algumas comunidades, as diferentes formas de violência e abuso contra as mulheres e o acesso limitado à educação, em particular, à educação das meninas.

” Como Primeira Dama e com a minha Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), continuo comprometida com estas causas e empenhada na melhoria da qualidade e expansão da educação, no empoderamento das nossas meninas e meninos nas comunidades, através de iniciativas direcionadas às mulheres, aos jovens, em particular às jovens mulheres de vários segmentos da sociedade.

Para terminar, saúdo mais uma vez a Campanha “Todos somos Iguais“, por quanto as questões de género e a sua paridade na liderança continuam a constituir matéria da nossa acção. Angola abraça a Campanha e brevemente fará o seu Lançamento”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »