ALERTA VERMELHO: País registra mais de 15 casos de transmissão dolosa do HIV/Sida por dia
A Rede Angolana das Organizações e Serviços da Sida-ANASO regista, em média, pelo menos, 15 denúncias por dia de contaminação dolosa por VIH/Sida. Mulheres entre os 15 e 45 anos são as principais vítimas e adultos com mais de 50 anos os maiores contaminadores. País tem uma taxa de 20 novos infectados por dia. Os dados foram avançados pelo presidente da ANASO, que coloca as raparigas da faixa etária dos 15 aos 25 anos como o grupo de maior preocupação.
Por Joaquim Paulo
…
Segundo o presidente da referida instituição, António Coelho, citado pelo site ´Angola-online´, Pelo menos 15 denúncias de contaminação dolosa por VIH/Sida são reportadas todos os dias à ANASO. O responsável avançou que as denúncias recaem para os adultos com mais de 50 anos, que continuam a promover o fenómeno das ´catorzinhas´, principalmente nesta altura, que a crise social se agravou e as pessoas estão mais expostas a essas situações.
Por outro lado, o responsável discorreu que as figuras públicas e as pessoas economicamente estáveis são as mais mencionadas nas denúncias. Entretanto, em 2022, em declarações à imprensa, António Coelho considerou membros do Executivo, deputados, empresários, polícias e militares os ´culpados´ pelo crescimento da contaminação voluntária por VIH/Sida no País.