Administração da Caála eterniza o nome de Jacinto Tchipa com a inauguração do Liceu da Caála-Jacinto Tchipa
Administração municipal da Caála, liderado por Ruben Etome, decidiu homenagear no dia da paz o homem que carregava na sua veia a música, o gatilho e o patriotismo. Trata-se Jacinto Tchipa, o filho da terra que perdeu a vida no dia 3 de Novembro de 2021 vítima de doença.
Por Isidro Kangandjo
…
De acordo com um texto publicado pela Administração municipal da Caála, a unidade escolar tem 12 salas de aula, construído com o fundo do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e coube à Governadora do Huambo, Lotti Nolika a efectuar o corte da fita na presença dos seus auxiliares, o Rei do Bailundo e outras figuras que fazem mover a província no geral e o município da Caála em particular
A infra-estrutura deverá albergar perto de 842 alunos, distribuídos em dois turnos, com a possibilidade de se implementar o período nocturno. Erguida no bairro da Codume, arredores da estrada nacional 120, tem o nome de Liceu da Caála-Jacinto Tchipa.
E como “partem os homens e ficam as obras”, Jacinto Tchipa foi homenageado de forma ímpar pela presença da banda da Região Militar Sul e com a presença do irmão, sobrinhos e netos que auxiliaram no corte da fita em solo Caalense.
Governadora da província do Huambo, falando sobre Jacinto Tchipa disse se tratar de um homem que contribuiu para encorajar jovens em frente do combate, bem como acalentar os valentes filhos em via de desespero por meio da arte, foi homenageado até a presente data a nível de Luanda (Bairro Jacinto Tchipa) e em sua terra natal, Caála.
Jacinto Tchipa notabilizou-se no mercado nacional durante a década de 1980, quando foi vencedor, duas vezes consecutivas, em 1986 e 1987, do Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola (RNA).