ACESSO À INTERNET EM ANGOLA MELHORA 26 POSIÇÕES EM 2 ANOS, ATINGINDO O RANKING 22 EM JUNHO 2020

Como importante actor do sector das Telecomunicações em Angola, a UNITEL tem desenvolvido as suas acções no sentido de assegurar e promover o acesso aos serviços de comunicação. No quadro deste pressuposto, um dos seus compromissos é reduzir barreiras, tanto o preço de acessibilidade como a disponibilidade do serviço (cobertura), fazendo com que todos os angolanos possam estar ligados entre si e ao mundo.


Por Redação do Factos Diários

Recentemente, a OCDE e a União Africana publicaram um relatório sobre o desenvolvimento da dinâmica do desenvolvimento de Africa, com data de 2021. O relatório traçou como objectivo que o preço de um pacote de 1GB de 30 dias de Internet se mantivesse abaixo de 5% da renda mensal de um habitante médio nos 51 países monitorizados.

Não obstante Angola ter apresentado uma posição bastante desfavorável, considerando o preço de um pacote de dados de 1GB, é importante realçar que o relatório de 2021 reporta a informação de 2018 fornecido pela RIA (Research ICT Africa). Por isso, ao observarmos a actual posição do preço do mesmo 1GB no portal da RIA actualizada a Junho de 2020 podemos constatar que Angola melhorou 26 posições, passando do ranking #49 para #22. Entretanto, a RIA informou oficialmente à UNITEL que Angola ainda melhorou mais 5 posições no ranking e irá aparecer em breve na posição 18 assim que o 3º trimestre de 2020 fique disponível no portal.

De salientar que existiram dois factores que reduziram o preço por 1GB de 30 dias, a depreciação da moeda local ao mesmo tempo que o preço em moeda local desceu devido a baixas de preços. Posto tudo isto em contexto, e usando a monotorização da RIA o GB caiu de USD 17.39 para USD 2.97 no final de Junho de 2020, o que significa uma descida de 82% muito superior à depreciação isolada da moeda nacional.

Outro relevante facto que está para lá da monitorização da RIA, desde o aparecimento da COVID19 é que a UNITEL providenciou aos angolanos até final de 2020, de forma totalmente gratuita, mais de 750 milhões de minutos, 319 milhões de mensagens escritas, e 2.5 mil milhões de GB. Esta oferta foi resultado do acordo estabelecido entre os operadores de Telecomunicações e o MTTICS para aliviar os impactos da pandemia global.

A UNITEL acredita que acessibilidade à Internet irá continuar e que irá observar-se  o objectivo traçado pela OCDE e União Africana, de que o preço de 1GB  venha a custar menos de 5% da renda mensal da maioria da população angolana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »