ABUSO DE PODER: Edeltrudes da Costa vinga-se de Francisco Viana
O Ministro e Director do Gabinete do Presidente da República de Angola, Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa, é apontado de ter criado embaraço de muitos políticos do MPLA quando são chamados para trabalhar com o Chefe de Estado.
Por Afonso Eduardo
O homem mais próximo de João Lourenço é apontado de ser um dos principais influenciadores na escolha de quadros. Em Setembro do ano passado, Presidente da Associação dos Empresários de Luanda, Francisco Viana, tinha sido apontado como sendo um dos conselheiros económicos de Lourenço, uma proposta que não veio acontecer por razões até aqui não justificadas.
Segundo uma fonte próxima ao empresário, revela que Viana, ainda este ano, recebeu outra vez o convite a partir de Portugal para fazer parte do Conselho Económico e Social, comprou o bilhete e fatos, chegando no solo angolano, terá recebido a ligação do senhor Edeltrudes Costa que a sua vaga foi ocupada por empresário Carlos Cunha.
O espaço tem como objectivo permitir que João Lourenço receba “contribuições da comunidade empresarial, das cooperativas, da comunidade científica académica, das associações que se ocupam do desenvolvimento socioeconómico da mulher e dos jovens, assegurando assim uma participação mais ativa destes nos aspetos de programação e de execução das tarefas do desenvolvimento nacional”.
O conselho económico conta com mais de 40 membros, entre os quais os economistas Carlos Rosado de Carvalho, Precioso Domingos, Yuri Quixina e Manuel Alves da Rocha, empresários de vários ramos como Pedro Godinho Domingos, José Severino, Manuel Sumbula, Domingos Vunge, Vladimir Russo, Arnaldo Lago de Carvalho, Filipe Zau, Raul Mateus, Isaías Domingos da Cunha Mateus, Piedade Valentim de Fátima Pena e Delma Monteiro.