A partir de hoje, salário mínimo nacional passa a ser de 50 a 70 mil kwanzas

0

Entrou em vigor hoje, segunda-feira, 16 de setembro, o novo salário mínimo nacional, fixado em 70 mil kwanzas, após a sua publicação no Diário da República.


Por Kamaluvidi Baltazar

A informação foi avançada pelo Director Nacional do Trabalho, António Stote, que esclareceu que, para as microempresas e empresas iniciantes, o salário mínimo estabelecido é de 50 mil kwanzas.

Relativamente às empresas que não possuem capacidade financeira para pagar aos seus funcionários o valor estabelecido, o responsável explicou que estas poderão solicitar ao Executivo autorização para temporariamente pagarem abaixo do valor mínimo, mas apenas por um período de até dois anos.

António Stote garantiu que, dentro de 12 meses, ou seja, em meados de agosto de 2025, o salário mínimo nacional será ajustado para 100 mil kwanzas, com o aumento de 30 mil kwanzas que o Estado prevê para o próximo ano.

Recorde-se que o salário mínimo em Angola correspondia a 32 mil kwanzas, valor que, para muitos funcionários, não permitia cobrir várias despesas devido à inflação, ou seja, ao aumento dos preços dos bens e serviços no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »