Edson de Oliveira é vítima do sistema empresarial monopolizado
Foi no dia que Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Benguela, confirmou a detenção do CEO da Xtagiarious Finance no dia 05 deste mês, acusado da prática dos crimes de usura e associação criminosa, consubstanciados no recebimento de centenas de milhões de kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de seis meses. São, pelo menos, 18 processos-crime.
Por Isidro Kangandjo
.
O Factos Diários deu uma vistoria na conta facebook da empresa em causa e os esclarecimentos que lá constam e as listas de pessoas que tiveram o reembolso dos seus valores parece ser um bom começo para se encontrar soluções entre a empresa e clientes. O estranho foi quando o governo decidiu bloquear as contas e deixou a empresa sem poder para atender de forma célere.
Empresário não fazia parte do comité de especialidade dos empresários de Angola, comité este criado pelo MPLA para fiscalizar e monopolizar o mercado nacional e nem disponibilizava verbas aos tubarões do Banco Nacional de Angola. Apesar desta resistência, Edson de Oliveira terá ofuscado a imagem de muitos supostos empresários tais como Bento Kangamba que doava apenas uma refeição.
Com o lema “a crise é enorme mas a responsabilidade é maior”, Edson Caetano de Oliveira Xtagiarious Finance ajudou pessoas desfavorecidas conseguir uma casa, deu materiais domésticos aos necessitados, distribuiu meios para o começo de um negócio, ajudou a cultura e fazedores da arte, apoiou programas de Rádios e TVs onlines. Com este lema reduziu fortemente a fome às famílias do Zango e não só.
Estas acções, terá irritado o governo angolano uma vez que não esperava pedir ajuda para nenhuma força política e nem se quer em pessoas individuais do poder poder político.
XTAGIARIOUS FINANCE SEMPRE COMUNICOU
Em março, o CEO da XTAGIARIOUS Finance comunicou aos seus clientes, parceiros, colaboradores e ao público em geral que visando a melhoria dos seus serviços e redirecionamento da Empresa, poderiam manter as portas fechadas durante 10 dias úteis que vai de 02 de março a 13 de março de 2022.
O encerramento das portas tinha como objectivo trazer melhorias no processo de aceleração dos pagamentos e em outros serviços tais como auditoria interna, atualização de amortização e pagamentos e inventário.
1- AUDITORIA INTERNA
a) Aceleração da captação de receitas visando o pagamento dos clientes.
b) Verificação de pagamentos duplicados após última avaliação instantânea.
2- ATUALIZAÇÃO DA BD DE AMORTIZAÇÃO E PAGAMENTOS
a) Clientes fantasmas
b) Amortizações Viciadas
c) Exclusão de contratos vencidos mas não desativados.
d) Validação de processos fraudulentos.
e) Abertura de uma linha para negociação de amortização via telefónica evitando futuras enchentes nos contactos 929 182 020 / 929 181 719 exclusivo para fazer amortização a distância das 08H às 15H.
Este último ponto, de acordo com uma fonte interna ligada a empresa ainda funciona tanto que, apesar dos acontecimentos da última semana, sobre a detenção de Edson Caetano de Oliveira, com o pouco que têm a empresa está engajada em continuar a trabalhar e fazer os pagamentos por amortização.
“Reiteramos que continuaremos a fazer os pagamentos, dos clientes que abriram um processo, tanto os que continua acreditar em nós e nunca abriram um processo. Tanto é que antes da detenção do C.E.O estávamos a fazer pagamentos, prova é que temos a lista abaixo. Estamos comprometidos em pagar até ao último tostão”, explica a penúltima nota assinada no dia 11 deste mês.
Abaixo segue uma parte das listas de pessoas que já se beneficiaram dos valores: