URGENTE: Sapadores ameaçam paralisar o país com  explosões de minas e bombas

2

Os Sapadores afecto a Unidade Especial de Desminagem-UED, espalhados em 14 brigadas, prometem paralisar o país caso as suas reivindicações não forem resolvidas. Segundo a fonte em que o Factos Diários teve acesso na manhã desta quarta-feira, 05, o executivo de João Lourenço, através de Francisco Furtado, pretende-se extinguir a UED, porém, o processo está ser acompanhado com vícios.


Por Isidro Kangandjo

.

No dia 11 de julho deste ano, Francisco Pereira Furtado ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, solicitou uma reunião que teve lugar no dia 14 do mesmo mês para abordar a transição da Brigada Especial de Desminagem da Casa Militar do PR e criar uma outra organização denominada “Centro Nacional de Desminagem” que tem como objetivo inserir os sapadores.

A iniciativa parecia boa, porém, a forma que está sendo conduzido o processo está sendo acompanhado com vícios uma vez que, conta a fonte, uma boa parte de funcionários estarão na reforma e sem garantia remuneratória. Esta terça-feira, 04, oficiais superiores e subalternos reuniram no período matinal, porém não se encontrou soluções sobre o futuro claro dos sapadores e suspeitam que a CND poderá ser uma nova máquina de criação de marimbondo que não poupou o salário justo dos quadros.

No dia 08 de setembro do ano em curso, o Secretário de Estado para a Indústria Militar, General Afonso Carlos Neto, elaborou cronograma de actividades sobre o processo de transição do pessoal e património dos extintos Instituto Nacional de Desminagem-INAD e Unidade Especial de Desminagem-UED para o Centro Nacional d Desminagem-CND que será dirigido por Tenente Coronel Bernardo Paulo.

A fonte conta que está no esquema T/Coroneis Santana e Cananga que, ainda ontem usaram discurso forçoso para intimidar os sapadores. Esta transferência de quadros, terá consigo consequencias tais como redução salarial e reforma sem remuneração. Os sapadores contam que na terça-feira, foram esclarecidos que, os funcionários que serão inseridos no CND-FAA terão um salário de 35 mil kwanzas para sapadores e T/Coronéis auferem 175 mil, uma disparidade elevada comparando com o salário que recebem actualmente.

Documento/CND

“Vamos paralisar o país. Quem nos formou conhecem as nossas qualidades e deixaremos o país parado em um dia espalhando bombas e minas. Em Luanda sabemos onde vamos começar, desde já, que as pontes e caminhos de ferro do país se preparem. Ou sejam justos conosco e evitar humilhação ou então acabamos de uma vez por toda com esta governação”, alertaram.

A nossa equipa de reportagem foi informada que, existe mais de 500 sapadores sem salário ha um ano e três meses por causa das contas cativadas. Este problema salarial, deixou muitos sapadores sem vida e os vivos têm os filhos fora do sistema de ensino.

A fonte conta que Ana Isaías Francisco Manuel, com patente de segundo Sargento, foi uma das várias vítimas que perdeu a vida por falta de dinheiro para comprar medicamentos e assistência alimentar.  

2 thoughts on “URGENTE: Sapadores ameaçam paralisar o país com  explosões de minas e bombas

  1. Hey I know thbis is off topiic buut I was wondering iif yyou knew
    oof anyy widgets I coulpd addd to my blog tjat automatically twwet myy newest twitter updates.

    I’ve bren looking forr a plug-in like thos forr quikte some
    time annd was hopinng maybe you would have some experiece with something like this.
    Please let mee know if you run into anything. Itruly enmoy reading your blkg and I lok
    fkrward tto your new updates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »