Embaixador da China aborda hoje em conferência de imprensa a cooperação entre Angola-China e a situação de Taiwan
O Embaixador da China em Angola, Gong Tao, realiza hoje, 4, a conferência de imprensa onde poderá abordar sobre a cooperação China-Angola e a situação de Taiwan quando for 15 horas, na sala Angola, Hotel Epic Sana.
Por Isidro Kangandjo
Nomeado em 2019, o embaixador disse recentemente ao jornal o mercado de que a cooperação comercial entre os dois países cresceu de forma significativa no período da pandemia e acredita que o ambiente político e económico entre os dois países é de salutar. Ocorrido quase um ano, tudo indica que Gong Tao poderá apresentar hoje um relatório de cooperação entre os dois estados.
O Embaixador vai aproveitar falar aos órgãos de comunicação social sobre o caso do território da Taiwan e processo que está sendo desenvolvido para se encontrar um meio-termo. Caso, ganhou outros avanços depois da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ter visitado à região Taiwan da China.
No dia 02 deste mês, o Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Yi, emitiu nesta terça-feira uma declaração sobre a visita de Nancy Pelosi onde esclareceu que “existe no mundo apenas uma China, e Taiwan é uma parte inalienável do território da China. O Governo da República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China. É claramente reconhecida pela Resolução 2758 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1971. Desde a fundação da República Popular da China em 1949, 181 países estabeleceram as relações diplomáticas com a China com base no princípio de uma só China que é um consenso geral da comunidade internacional e uma norma básica de relações internacionais”, disse o Ministro.