Deputado do MPLA pede oposição desmontar agenda de instabilidade eleitoral
Durante o debate sobre a manutenção da ordem e tranquilidade pública, antes, durantes e após das eleições, o antigo Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA e deputado à Assembleia Nacional, Américo António Cuononoca, apelou aos partidos políticos na oposição no sentido de desmontar agenda de carácter subversivo e outros demando que ponham em causa a ordem, o património público e as instituições democraticamente estabelecidas.
Por Isidro Kangandjo
O também político do MPLA, pediu aos partidos políticos da oposição no sentido de desistirem da ideia e do plano de mobilização dos eleitores para não abandonarem as Assembleias e mesas de voto até que se façam a contagem dos votos. Para o Deputado, este apelo coloca em perigo a estabilidade nacional e caracteriza como sendo uma desordem que, segundo conta, se trata de desacato às leis e uma afronta aos princípios democráticos.
“O MPLA prima por um processo eleitoral num ambiente de ordem e disciplina, e os resultados das eleições deverão ser considerados como o justo julgamento dos cidadãos através do seu voto nas urnas. Deste modo, os perdedores ou derrotados, deverão humildemente reconhecer e aceitar o veredicto final e abraçar o vencedor, pois ninguém ganga tudo e ninguém perde tudo”, disse.
Por um lado, “esse vencedor a ser abraçado e felicitado, será certamente o MPLA e o seu candidato Camarada Presidente João Lourenço”.
MENSAGEM DE COOPERAÇÃO E PARCERIA COM AS IGREJAS
Nestas eleições, Américo Cuononoca pediu encarecidamente a cooperação e parceria com todas as igrejas das diferentes confissões religiosas, a incentivar, promover e cultivar cada vez mais no seio das famílias, juventude, e da sociedade através do evangelho e da sua forte influência divina, as virtudes e valores cristão para que as eleições decorram num ambiente de fraternidade.