Quintino Moreira é único que participa pela quarta vez como candidato à Presidência da República
O Presidente da Aliança Patriótica Nacional-APN, Quintino Moreira, é o candidato com mais história no processo eleitoral em Angola após a paz definitiva alcançada há 20 anos.
Por Isidro Kangandjo
Em uma entrevista com o Secretário Geral da APN, Pedro Vita, afirma que o “preparamos o partido para obter grandes resultados e isto certamente vai acontecer. Temos todas estruturas preparadas desde a massa de mobilização, apelo ao voto e temos um candidato em altura e com mais experiência se olhamos no perfil dos seus concorrentes”.
Moreira, é o mais experiente em relação os seus concorrentes. Quintino Moreira é o único candidato que concorreu nas eleições de 2008, concorreu nas eleições de 2012, 2017 e participa nas eleições de 2022. O candidato da APN, soma as quartas eleições consecutivas enquanto que, João Manuel Gonçalves Lourenço, candidato do MPLA e Benedito Daniel, candidato do PRS concorrem pela segunda vez.
Adalberto Costa Júnior, candidato da UNITA, Manuel Fernandes, candidato da CASA-CE, Bela Malaquias, candidata do PHA, Dinho Chingunji, candidato do P-NJANGO e Nimi-a-Nsimi, candidato da FNLA, todos concorrem pela primeira vez no cadeirão máximo da nação angolana.
Pedro Vita, entende que o seu candidato tem mais experiência que os demais candidatos no que concerne a dinâmica do processo eleitoral e não tem dúvidas dos resultados que poderão obter depois de 24 de agosto.
“Queremos apelar ao voto consciente e que os angolanos não se deixem enganar por aqueles que governam há 47 anos e não conseguiram realizar Angola e os angolanos no ponto de vista das necessidades básicas que o povo precisa e que também não se deixam levar por aqueles que estão há 31 anos a tentar por alternância que nunca conseguiram”, disse.