Imagem de Victor Hugo Mendes e ACJ frustra o MPLA
Depois de se ter tornado público a imagem entre o político Adalberto Costa Júnior e o Jornalista Victor Hugo Mendes, em Portugal, os ciberactivistas do MPLA, entraram em ataque contra aquele jornalista, escritor e colunista que sempre foi respeitado através da sua história de superação de vida e a forma que vem exercendo a profissão de jornalismo.
Por Isidro Kangandjo
Nos últimos tempos, apesar de falta de oportunidade nos órgãos do nosso país, Victor Hugo Mendes tem sido um dos jovens que vem orgulhando a nação angolana por ter encontrado uma vaga como apresentador de TV de Portugal no espaço “tem A Palavra” onde vem se discutido a situação dos países de língua portuguesa sedeados em África.
Por ter pautado nas crónicas radiofónicos da sua geração e fazer sair todas as semanas temas de grande intervenção social e política, Victor Hugo Mendes é visto como sendo opositor do Partido-Estado e a irritação terá aumentado quando o Jornalista fez fotografia com um político que vem ganhando imagem em Angola.
Victor Hugo Mendes o homem com história
VHM de 39 anos de idade é natural da província de Malanje, actualmente é Jornalista, apresentador de televisão, palestrante e Escritor,
Começou a sua aventura na Rádio aos 14 anos de idade, na sua terra natal, e num programa infantil denominado Recreio Infantil. Passou pela Rádio Ecclésia e foi colaborador na Rádio Namíbia enquanto estudante de Inglês naquele país no ano de 2007.
Em 2009 foi convidado por Ana Maurício para trabalhar como apresentador no Canal 2 da TPA. Entre 2011 e 2014 foi apresentador do programa Janela abertano Canal 1 da TPA. Em 2016 passou a ser colaborador na TV Zimbo, com uma rubrica semanal sobre livros no programa “A Tarde é Nossa”.
VHM foi colaborador da ZAP como apresentador de programas especiais, e, desde o dia 25 de Novembro de 2020, trabalha como apresentador da RTP-África onde dirige o programa “Tem A Palavra”.
Mendes é autor das seguintes obras:
- O Meu Livro de Pensamentos, lançado em 2013;
- Face 69, apresentado em 2015; e
- Tchiwekinha o menino vencedor, editado em 2016.
Prémios
- Moda Luanda 2013, como melhor apresentador de entretenimento;
- Angola 35º, na categoria de Comunicação Social e considerado entre 42 o 5º melhor autor de 2014.
Foi também considerado como a figura masculina do ano 2016 pelo Angoportal com 68% dos votos online.
Filantropia
Uma outra característica do Victor é o seu amor ao próximo. É padrinho de 43 meninas com idades entre 2 e 25 anos ao cuidado das Irmãs Mercedárias da Caridade. Todos os meses junta amigos ou faz campanhas na internet para ajudar as crianças, tendo inclusive realizado uma campanha que envolveu o famoso jogador Pedro Mantorras que terá prestado o seu apoio ao lar.
Em Moçambique 100% das receitas do seu livro, ficaram com o Centro Hakumana, que em Maputo apoiou famílias carenciadas, pobres e doentes de HIV.