BENGUELA: MOVANGOLA apela mensagem de paz, respeito pelos órgãos de soberania e preservação dos patrimônio público
O Pavilhão multiuso do município da Baía Farta, província de Benguela, foi pequeno para acolher o encerramento do grande projecto ligado à moralização da sociedade promovido pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola, MOVANGOLA, liderado por António Alcino Sawanga.
Por Redação do Factos Diários
O acto de encerramento da primeira fase do fórum Nacional da moralização da sociedade, subordinado ao tema “o papel da sociedade no resgate de valores morais e cívicos, preservação do património público e respeito aos órgãos de soberania”, que teve o início no dia 08 de Abril do ano em curso, em Luanda, depois de várias províncias, a Direção Central do MOVANGOLA escolheu Benguela onde manteve o encontro com toda franja da sociedade.
Falando ao Factos Diários, Presidente do MOVANGOLA afirmou que o país tem rumo para a sua continuidade será necessário a contribuição de todos os angolanos e estrangeiros que têm Angola a sua segunda casa, para isso, entende aquele dirigente que será necessário promover a mensagem da paz, unidade, reconciliação Nacional, resgate dos valores morais e cívicos, respeitos às autoridades do estado e os mais velhos.
O líder do MOVANGOLA fez saber também que com a implementação do PIIM, iniciativa Presidencial, o país tem rumo, porém é necessário preservar estes patrimônios públicos que estão a custar muitos milhões de Kwanzas saídos do estado angolano. “Sua excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, tem vindo apelar à necessidade de moralização da sociedade no sentido de combater todos males que enfermam a sociedade angolana”.
Quanto ao tema, “escolhemos o tema porque achamos que era necessário despertar o povo e outras organizações parceiros do estado que é necessário resgatar os valores morais que, aos poucos estão desaparecendo. Durante a nossa jornada nas províncias do Norte, Leste, Centro e sul do país, reunimos com as entidades governamentais, entidades religiosas, autoridades tradicionais, as forças de segurança e defesa nacional e sociedade civil para que cada um de nós levasse a mensagem de respeito aos órgãos de soberania e preservação da coisa pública e, estamos convictos que cumprimos com nosso dever de cidadania”, rematou o Presidente Dr. António Sawanga.
Para além dos membros da sociedade civil, autoridades tradicionais, entidades religiosa e Agente da Ordem Pública e Defesa Nacional que deixaram o pavilhão sem espaço, o acto de encerramento que teve lugar este sábado, 14 de Agosto, contou com a presença do Vice-governador para aérea técnica e infra-estrutura, em representação do Governador da Província de Benguela Luís Nunes.
A direção Central do MOVANGOLA visitou várias infra-estrutura a destacar a pescadeira da Baia Farta.