Gelson Neto quer Incentivar a literatura no seio dos jovens e despartidarizar a Brigada Jovem de Literatura
Devolver o papel social da juventude angolana, dota-los de capacidade para o aperfeiçoamento dos mais variados aspectos da arte e da cultura, concepção de uma sede, despartidarização de algumas rotinas até então desenvolvidas na brigada e ajudar os jovens na publicação de obras literárias, são algumas das linhas de força do escritor e sociólogo, Gelson Neto, cuja a candidatura ao cadeirão Máximo da (BJLA) foi remetida e validada pela Comissão Eleitoral.
Por Isidro Kangandjo
O candidato explica que os erros da gestão cessante não é relevante, para ele, o foco está efetivamente em congregar todos brigadistas uma vez que a direção passada vem de um contesto do país diferente do actual. “A direção cessante fez o que pude fazer, mas nós temos a responsabilidade de levar o barco adiante caso venhamos a ser eleitos. Eu penso no meu período de mandato conseguir efetivamente dar uma sede a brigada jovem de literatura, reorganizar administrativa e financeiramente a brigada. Vamos levar a BJLA em todo país.
A Brigada Jovem de Literatura existe há mais de três décadas, infelizmente não possui uma estrutura própria. Gelson Neto, tem como o foco, dar quatro paredes a brigada jovem de literatura “porque com o tempo da sua existência a caminho de 30 anos ou mais, não é justo que essa associação não tem quatro paredes para discutir seus assuntos”.
Concorrente ao cadeirão máximo da BJLA, Promete dialogar com as instituições do Estado no sentido de que aquilo que é dado pelas associações no orçamento geral do estado, possam ser dado direitamente sem passar por um Partido Político ou no Conselho Nacional de Juventude.
Segundo o regulamento, assembleia geral acontece no dia 9 de Janeiro de 2021, seguido da votação, contagem e anúncio do vencedor.
PERFIL DO CANDIDATO
Gelson Belmiro Pinheiro Neto, nasceu em Fevereiro de 1983, na província de Luanda.
Os seus primeiros anos de escolaridade foram feitos no Planalto Central, Huambo, nas escolas n.º 554 e Confecções BOC. Os ensinos Secundário e Médio, foram feitos em Luanda nos mais variados estabelecimentos de ensino. É licenciado em Sociologia pelo ISCED de Luanda.
É autor da obra ” Copos muitos camas poucas” na obra o autor remete o leitor a profunda reflexão de como a droga pode causar graves problemas sociais e, até mesmo, levar à morte.
Gelson Neto, concorre ao cadeirão máximo da Brigada Jovem de Literatura de Angola onde é membro há 19 anos.