ANGOLA: Cofre de Previdência dos Professores e empresa chinesa assinam protocolo para a Construção de 100 mil fogos habitacionais para Professores

0

Foi assinado ontem, 10, na capital angolana, um importante protocolo de cooperação para a construção de 100 mil fogos habitacionais, destinados exclusivamente aos professores de todo o território nacional, como parte do projecto da “Cidade Educacional”.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

Este projecto, será implementado em quatro fases, com a primeira fase prevendo a construção de 30 mil casas. A cerimônia de assinatura contou com a presença do Presidente do Cofre de Previdência dos Professores (CPP), Miguel Flávio Bongo, e do Director Geral da construtora chinesa The 23rd Metallurgical Construction Group Co., Hu Jianjun.

A obra terá uma duração de 50 meses com um custo total da primeira fase orçado em 1,5 bilhões de dólares, sendo que os trabalhos da construtora chinesa deverão iniciar-se dentro de 60 dias.

Os professores filiados ao CPP, actualmente somando cerca de 70 mil profissionais, serão os principais beneficiários da iniciativa, com a previsão de que, em um prazo de cinco anos, todos os professores associados ao Cofre de Previdência terão acesso a uma residência.

A construção das casas na primeira fase terá início nas províncias de Luanda e Icolo e Bengo, com destaque para as zonas de Quenguela Sul, Zango 5, próximo à Centralidade 8 Mil e Maye Maye, no Sequele. As demais províncias de Angola serão abrangidas nas fases subsequentes do projecto, garantindo que a totalidade dos professores, de norte a sul do país, usufruam deste benefício.

A construtora chinesa The 23rd Metallurgical Construction Group Co. comprometeu-se, além da execução das obras, a cooperar com os professores por meio de uma linha de financiamento dedicada ao projecto, reforçando o seu compromisso com o sucesso da “Cidade Educacional”.

Este projecto visa proporcionar melhores condições de vida aos docentes e contribuir para o desenvolvimento do sector educacional em Angola, com foco na valorização da classe profissional e na melhoria da qualidade de ensino em todo o país.

IMPACTO PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO

O impacto do projecto vai muito além da construção de casas. Ele reflecte o reconhecimento do valor dos professores, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer país. Em Angola, onde a educação enfrenta desafios diários, a construção da “Cidade Educacional” representa um passo importante na criação de condições adequadas para que os docentes possam exercer suas funções com mais tranquilidade e estabilidade.

O projecto está estruturado para garantir que as obras de construção não só atendam à demanda habitacional, mas também incluam a criação de infraestruturas necessárias, como escolas, centros de saúde e espaços de convivência, que se integrarão no conceito da “Cidade Educacional”.


Com o compromisso assumido pelas partes envolvidas e o apoio financeiro da construtora chinesa, o projecto promete transformar a realidade dos professores em Angola, proporcionando a eles o conforto que merecem e contribuindo, dessa forma, para a melhoria do setor educacional no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »