João Lourenço pode ordenar hoje saída de Nandó e Higino Carneiros no Bureau Político e no Comité Central do MPLA
Os principais presumíveis candidatos do MPLA, podem ver hoje, no último dia do VIII Congresso extraordinário dos camaradas, os seus nomes excluídos aos assentos conferidos no último VIII Congresso ordinário.
Por Isidro Kangandjo
Informações a que o Factos Diários teve acesso a instante, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que consta até aqui na dos membros do Bureau Político do Comité Central, eleito na sequência do VIII Congresso Ordinário, onde aparece na lista número 42, pode ver o seu nome retirado, justificando o rejuvenescimento do órgão decisório dos camaradas.
O outro nome que poderá sair, chama-se Francisco Higino Lopes Carneiro, que ocupa a posição 286 na lista Geral dos Membros do Comité Central do MPLA. A fonte, aponta que a ideia visa esvaziar os poderes destes políticos para que as intenções destes de ocupar a liderança do MPLA e da república, venha cair por terra.
O presidente do MPLA, João Lourenço, segundo contaram ao Novo Jornal fontes do partido, está consciente da dureza das próximas horas e disse-o a alguns dos seus camaradas, considerando que “hoje vai ser um dia duro para alguns”, que tem em pano de fundo a saída de alguns dos “mais velhos” da estrutura dirigente.
São aguardadas alterações profundas ao secretariado do Bureau Político, mesmo ao nível da vice-presidência e do secretário-geral do MPLA. João Lourenço pretende ter um Bureau Político alinhado com a sua visão e estratégia de governação .