ZÂMBIA REITERA O SEU APOIO AO PLANO MARROQUINO DE AUTONOMIA PARA O SAHARA
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Zâmbia, Mulambo Haimbe, reafirmou, sexta-feira, em Laâyoune, o apoio do seu país à integridade territorial de Marrocos e à soberania do Reino sobre todo o seu território, incluindo a região do Sahara.
Esta posição foi expressa num Comunicado Conjunto assinado por ocasião da realização da 1ª Sessão da Comissão Conjunta de Cooperação entre o Reino de Marrocos e a República da Zâmbia, co-presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos que vivem no estrangeiro, Nasser Bourita, e o seu homólogo zambiano.
Haimbe também saudou o crescente consenso internacional e a dinámica liderada pelo Rei Mohammed VI em favor do Plano de Autonomia Marroquino e da soberania de Marrocos sobre todo o Sahara.
Reiterou também o total apoio da Zâmbia ao Plano de Autonomia Marroquino, descrevendo-o como a única solução credível, séria e realista, saudando os esforços das Nações Unidas como um quadro exclusivo para alcançar uma solução realista, prática e duradoura para a disputa regional do Sahara.