Concluída formação para jornalistas em matérias de Direito judicial promovida pela Associação dos Juízes de Angola
O Direito Judicial desempenha um papel crucial na manutenção do Estado Democrático de Direito, ao garantir que os direitos e deveres dos cidadãos sejam respeitados e protegidos, para isso a formação contínua de profissionais como magistrados, advogados, procuradores e jornalistas torna-se ainda mais vital.
Por Isidro Kangandjo
Preocupado com a cultura jurídica, sobretudo para jornalistas, o primeiro curso de Direito Judicial, uma iniciativa da Academia de Estudos Forenses (ACEF) da Associação dos Juízes de Angola (AJA), juntou jornalistas de vários órgãos de Comunicação Social durante 4 dias.
O Director da ACEF, concomitantemente, Presidente da AJA, Dr. Esmael Diogo da Silva fez saber que os jornalistas foram prioritários por estes desempenharem um papel crucial na sociedade ao informar o público e promover a transparência. O conteúdo da formação foi elaborado para proporcionar uma melhor compreensão sobre os aspectos fundamentais da magistratura judicial em Angola, especialmente para jornalistas.
A formação teve seis temas, todas viradas em Direito Judicial com uma linguagem clara e contou com os formadores como formadores, ilustres figuras Dr. Ramos Barros – Juiz de Direito do Tribunal de Comarca de Luanda, Dr. José Luís Domingos – Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola-OAA, Dr.ª Henrizilda do Nascimento – Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação de Luanda, Dr. Gilberto Misalaque – Procurador Geral Adjunto da República e Dr.ª Rosa Maria Guerra – Juíza de Direito, Tribunal de Comarca de Belas.
Durante o encerramento do primeiro curso, Dr. Esmael Diogo da Silva garantiu que a formação poderá dar continuidade para outras províncias e outros grupos que influenciam ou desempenham um papel fundamental na sociedade angolana.