Concluídas no Cunene reabilitação das represas resultantes no âmbito do programa de combate aos efeitos da seca
Na sequência da intensa jornada de trabalho do Ministro João Baptista Borges ao Sul do País, ladeado da comitiva que o acompanha, aferiu ontem , 6 de Novembro o estado de execução das obras de reabilitação de represas de pequeno porte, construídas nas comunas município do Curoca, província do Cunene, nomeadamente, as localidades, Welola Paveva e Ndalele.
O governante avaliou o grau de operacionalidade da Represa de Welola, com uma capacidade de 11.616 m3 de volume de armazenamento de água, de 2,0 metro de altura, numa execução física de obra a 100%.Represa de Paveva, com a capacidade de 2. 416 m3 de volume de armazenamento de água de 2, 8m de altura; 64, 0 m de altura, numa execução física de 100%.
Represa de Ndalele, 5 207 m3 de volume de armazenamento de água de 4,5m de altura; 87,0 m de altura; numa execução física de obra a 100% ou seja, concluída. De salientar que a Represa é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de líquido.
A solução é utilizada para o abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas e industriais. De igual modo de armazenar as quantidades de água suficientes para abastecimento a população, do gado, prática da agricultura, bem como para a recarga do lençol freático, para que exista uma reserva hídrica.
De recordar que o município do Curoca é o mais afectado pela seca na província do Cunene, obrigando centenas de pessoas e animais a abandonar a região em direcção aos municípios da Cahama, Ombadja e Cuvelai, bem como para a vizinha República da Namíbia, a procura de condições de subsistência.
Por fim o Governante, manteve um encontro com o Soba do Município do Curoca que solicitou todo apoio do ministro para acolhimento de algumas preocupações sociais que afligem a comunidade.
FONTE: MINEA