Municípios de Cahama e Curoca contam com grandes projectos de abastecimento de água no âmbito do PCESSA
O ministro João Baptista Borges já se encontra na província do Cunene, desde o início da tarde de terça-feira, 5 de Novembro, no cumprimento de uma larga agenda de trabalho desde o dia 4 de Novembro, nesta Região Sul do País.
REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
A presença do número um do MINEA na região, visa radiografar os grandes projectos estruturantes em curso na Província, ladeado do Vice Governador Provincial e do Administração do Município da Cahama, iniciaram a visita às obras do Projecto e Construção da Barragem Cova do Leão, situada no município de Cahama.
A barragem é mista com corpo em betão e os encontros em aterro, a infraestrutura constatada, está localizada no rio Caculuvar, a montante de Cahama, inclui ainda a reabilitação de pequenos açudes no Município do Curoca. O projecto prevê ainda 30 milhões de 3m de volume de armazenamento, 1.139 e há uma Albufeira da Barragem de 17,4 m de altura, incluindo altura da barragem com 700 m e um cumprimento da Barragem.
Recorda-se, que o Executivo Angolano prevendo mitigar as várias décadas de Seca no Sul de Angola, tem vindo a desenvolver esse programa específico de acções estruturantes que consiste na construção de canais, barragens, transvases entre bacias, bem como na construção de barragens com reservatórios para acumulação de águas pluviais, incluindo a reabilitação de dezenas de açudes, nas províncias do Cunene, Namibe e Huíla.
Fonte: GTICII-MINEA