O riso do Chefe da Secreta e o aperto de mão de gratidão
OPINIÃO
Afonso Eduardo/Autor do artigo
Durante a partilha das imagens do Palácio Presidencial, fruto da tomada de Posse do Jovem Ministro do Interior e do novo Governador de Luanda, olhava atentamente nos gestos e senti que, apesar do Chefe da Secreta ter participado em várias tomadas de posse, alegria e o sentido de missão cumprida soava o rosto.
Alguns dizem que Manuel Homem é da Secreta há muitos anos (o que ignoro porque os da Secreta não mordem e somos todos humanos) e o aperto de mão e baixar da cabeça e o troco, mostrava a hierarquia secreta como se dissesse, ‘saudações meu chefe e conto contigo’.
Fernando Garcia Miala, Chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado-SINSE, aparece em vários comentários de ser o principal influenciador na transformação do Ministério do Interior ao colocar supostamente todos os elementos do SINSE com a finalidade de melhor controlar o sistema que maculam a imagem do país sobretudo os crimes organizados, contrabando do combustível, mortes injustificadas nos bairros assim como a insegurança nacional.
O riso de um homem de poucos risos pode mostrar, em parte, que chegou a nossa vez de trabalhar e mostrar aos demais que podemos. O que se espera é que a tendência seja também a prática para corrigir algumas irregularidades embora que, não nos esquecemos que o SINSE esteve sempre no MININT ocupado cargos de destaque e, mesmo assim, foi incluído na lista dos supostos incompetentes.