Golpe multicaixa no Uíge: Três golpistas detidos por esquema de furto milionário a idosos e mulheres
Investigação revela rede que usava TPA para desviar milhões de Kwanzas. Entre os detidos está um cidadão estrangeiro
POR REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da província do Uíge desmantelou um esquema de troca de cartões Multicaixa, detendo três indivíduos, com idades entre 39 e 51 anos, incluindo um cidadão de origem mauritana. O grupo é suspeito de enganar e furtar dinheiro das contas bancárias das vítimas, principalmente idosos e mulheres, num golpe milionário que já desviou mais de 7 milhões de kwanzas no último mês de Outubro.
A detenção dos suspeitos ocorreu durante uma micro-operação nos bairros Popular, no município de Negage, e no prédio Imbondeiro, na cidade do Uíge. Dois dos detidos, de nacionalidade angolana e residentes em Luanda, atuavam junto aos caixas automáticos (ATM) das cidades do Uíge e Negage, onde ofereciam “ajuda” a cidadãos com dificuldade em operar o equipamento, aproveitando-se para trocar os cartões sem serem notados.
Depois de trocarem os cartões, dirigiam-se à loja do cúmplice estrangeiro, onde utilizavam um Terminal de Pagamento Automático (TPA) para sacar os valores das contas das vítimas. Entre os itens apreendidos com o grupo estão dois TPA, três telemóveis, dois passaportes e um alvará comercial. Agora, os suspeitos aguardam o devido encaminhamento pela justiça para responderem pelo esquema de fraude que abalou a comunidade.