NDALATANDO ACOLHE FÓRUM PROVINCIAL DO OUTUBRO URBANO
No âmbito das comemorações dos Dias Mundiais do Habitante e das Cidades, o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação realizou nesta sexta-feira, 18 de Outubro, em Ndalatando, o Fórum Provincial e uma Acção de Capacitação sobre Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. O evento foi presidido pelo Secretário de Estado para Habitação e Urbanismo, Manuel Canguezeze, no anfiteatro do Governo da Província do Cuanza Norte.
Ao abrir o evento, Manuel Canguezeze, reafirmou o compromisso do governo em promover políticas de inclusão social, garantindo o direito de todos a uma habitação digna. Segundo disse, o objectivo é tornar as cidades mais seguras, inclusivas e sustentáveis, promovendo o bem-estar e a prosperidade económica para todos os cidadãos.
Por seu turno, o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Michel Raimundo Luzolo, representou o Governador Provincial, João Diogo Gaspar, tendo expressado preocupação com o crescimento desordenado dos bairros e as construções em áreas de risco, como sob linhas de alta tensão e condutas de água.
Michel Luzolo garantiu, entretanto, que, apesar dos desafios, o governo provincial continua empenhado em avançar com projectos de infra-estrutura que melhorarão significativamente a qualidade de vida da população.
Entre os projectos em andamento, destacam-se a construção de uma centralidade com 2.000 casas para requalificar a cidade de Ndalatando, a edificação de 500 casas sociais, e a conclusão de 50 moradias na urbanização do Camuaxi. O governo também prevê finalizar, no próximo ano, a construção da centralidade com 212 apartamentos no bairro Catome de Cima.
O fórum contou com a presença de delegados provinciais, administradores municipais, arquitectos e estudantes universitários, e abordou temas como Planeamento Territorial, Legislação sobre Terras, Urbanismo e Geodésia, destacando a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento sustentável do País e da província em particular.
Cuanza Norte, Juntos de Mãos Dadas!