UNESCO DESIGNA RABAT (MARROCOS) COMO CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO 2026

0

A UNESCO anunciou a designação de Rabat (Marrocos) como Capital Mundial do Livro 2026, por recomendação do Comité Consultivo da Capital Mundial do Livro.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

A designação de Rabat como “Capital Mundial do Livro” para 2026 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) confirma o empenho de Marrocos na promoção da cultura e na democratização do conhecimento, em conformidade com as directivas de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.

“Cidade da Luz, capital marroquina da cultura, Rabat vai acrescentar o título de Capital Mundial do Livro à sua lista de distinções mundiais e regionais”, fez saber o Ministério da Cultura, da Juventude e da Comunicação através de um comunicado de imprensa, sublinhando que esta designação será uma oportunidade para promover a sensibilização colectiva para a importância do livro e da leitura.

Permitirá também reforçar a sinergia entre as autoridades públicas e as diferentes componentes da sociedade civil, a fim de construir uma sociedade de leitores inclusiva e equitativa, particularmente entre os jovens, tendo acrescentado que esta escolha estratégica é “uma oportunidade de apresentar a riqueza do nosso património cultural e de organizar eventos inovadores que promovam o diálogo intercultural através da linguagem universal do livro”.

Durante um ano, a literatura marroquina será destacada em todas as suas formas: escrita, oficinas, debates, formações, exposições. Para perpetuar a vocação da cidade de Rabat como capital do livro e da leitura, serão implementados novos projectos permanentes, nomeadamente através da criação de novos espaços criativos para perpetuar esta consagração.


Através deste rico e diversificado programa de actividades, Rabat, capital mundial do livro, terá como objectivo consolidar o lugar dos livros como pilar das indústrias culturais e criativas e reconhecer a leitura como uma das chaves para o sucesso do Novo modelo de desenvolvimento, ao mesmo tempo que destaca a diversidade cultural do nosso país, conclui o comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »