Bengo: Escola comunitária do Kapari carece de financiamento
A escola comunitária Sinagoga, localizada na província do Bengo, zona do kapari, município do Dande, carece de financiamento para melhorar as condições de trabalho e qualidade de ensino para o presente ano lectivo 2024-2025, informou ontem o coordenador da escola.
Por Marina do Rosário
O coordenador da Escola Comunitária Sinagoga, Adelino Bernardo, informou à imprensa que a instituição neste momento carece de financiamento para garantir melhor funcionamento este ano e, por esta razão, a instituição está a recusar a inscrição de aproximadamente cinquenta novos alunos.
Adelino Bernardo disse que o motivo da redução de alunos consistem no número reduzido de salas de aulas e carteiras, a escola conta com apenas três salas de aulas e actualmente estão todas preenchidas.
O responsável aproveitou a ocasião para apelar às autoridades da província e a classe Empresarial Local, para apoiarem a iniciativa juvenil que se junta aos esforços do Executivo, que passa pela erradicação do analfabetismo e formação das comunidades, sobretudo distantes dos ciclos urbanos.
“Precisamos que nos ajudem na construção de mais salas de aulas para que possamos conseguir responder à procura da comunidade, só assim, neste momento, estamos a recusar novas inscrições de alunos por falta de espaços para os acomodar.
São muitas preocupações, estamos a falta de quase tudo, como quadros, carteiras e materiais didácticos, para melhor formar a comunidade” referiu.
A Escola Comunitária Sinagoga lecciona desde a iniciação à 6 classe. Desde a criação da instituição, já alfabetizou mais de três mil crianças.