Mais de mil residências no Zango estão há longos dias sem energia. Saiba as razões

0

Esta realidade é constatada no distrito urbano do Zango 02, concretamente no bairro do Kitondo, onde mais de mil famílias estão há sensivelmente um mês sem o fornecimento de energia elétrica.


Por Kamaluvidi Baltazar

Segundo os moradores, a empresa responsável do PT privado que fornece a energia naquela zona tem uma dívida a pagar à Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE), a mesma que estima-se em oito milhões de kwanzas, esta é a razão que obrigou os funcionários da ENDE a procederem o corte do fornecimento normal da electricidade.

Como consequência, daquilo que os moradores chamam de má-gestão do PT privado, os eletrodomésticos como televisor, rádio, arca e entre outros, estão paralisados e correm riscos de apresentarem problemas técnicos devido o seu estado, acrescentado que todos os clientes têm os pagamentos regularizados.

Outro prejuízo, que também se regista no seio das mais de mil famílias residentes do bairro em referência, tem a ver como os frescos que estragaram por má conservação, uma vez que os aparelhos destinados a conservar estes produtos estão há longos dias sem funcionar.

O índice de criminalidade no bairro, que a cada dia tem aumentado por força da escuridão, também constituiu uma ‘dor de cabeça’ tremenda aos chefes de famílias que na calada da noite vejam as suas casas a serem assaltadas pelos ‘homens do alheio’, sem falar dos roubos que acontecem na via pública, a partir das 18h.

Para verem este problema que ‘tira o sono profundo minimizado’, os moradores dizem estar capacitados financeiramente para pagar a energia proveniente da rede pública, pelo que, pedem aos órgãos competentes, no caso ao Ministério da Energia e Águas e à ENDE, a celebrar um contrato, de formas a se evitar estes transtornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »