Tchizé dos Santos desafia Adalberto Costa Júnior a convocar protestos durante visita de Joe Biden a Angola

0


Tchizé dos Santos, filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, fez um apelo público ao líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, para que convoque uma manifestação durante a aguardada visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, a Angola. A empresária e activista afirma que esta será uma oportunidade única para que os descontentes com o governo de João Lourenço expressem a sua indignação de forma pacífica e sem medo de represálias.



Por Jacinto Malungo


Numa mensagem dirigida aos cidadãos angolanos, Tchizé dos Santos lançou um apelo audaz ao líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, e à sociedade civil, para que aproveitem a presença de Joe Biden em Angola como uma oportunidade de ouro para protestar contra o actual regime. Segundo Tchizé, durante a estadia do presidente norte-americano, as forças de defesa e segurança angolanas “não terão a coragem de reprimir ou disparar contra manifestantes”, dada a presença internacional de uma potência como os Estados Unidos.


“Quem quiser mostrar ao mundo, e em particular ao Presidente dos Estados Unidos da América, a sua insatisfação quanto à governação de João Lourenço tem a sua oportunidade dourada para o fazer nas ruas”, afirmou Tchizé em um tom desafiador. A empresária assegura que este será o momento mais seguro para expressar o descontentamento público, referindo-se ao regime angolano como “musculado” e acusando-o de reprimir brutalmente os críticos.


O apelo de Tchizé dos Santos também dirigiu uma crítica directa ao líder da oposição, Adalberto Costa Júnior, lembrando-o das suas declarações pós-eleitorais, onde afirmou que evitou um “banho de sangue” ao não convocar manifestações. Tchizé instigou Adalberto a liderar os protestos agora, argumentando que o regime de João Lourenço não ousará tomar medidas violentas com a presença de Biden no país. “Com João Biden em Angola, o regime não ousará atirar contra a sua pessoa, nem contra nenhum manifestante pacífico”, garantiu.


A ex-deputada apelou à coragem dos angolanos, particularmente dos jovens, para que se unam e façam ouvir as suas vozes de desagrado face à governação de João Lourenço.

Tchizé também chamou a atenção para as oportunidades que este tipo de mobilização pode trazer a nível internacional, considerando que os olhos do mundo estarão voltados para Angola durante a visita de Biden.
Embora ainda não haja confirmação oficial da visita de Joe Biden, o clima político no país já está a aquecer, com figuras de peso, como Tchizé dos Santos, a incentivarem uma resposta mais activa da oposição e da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »