Pagamento em dinheiro nos autocarros com dias contados, passe GiraMais entra em vigor em Dezembro
A partir de Dezembro, vai-se dar início à substituição progressiva dos bilhetes nos autocarros públicos pelo passe GiraMais, informou a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI). Ou seja, a ENBI pretende substituir o pagamento em dinheiro físico de bilhetes diários nos autocarros pela utilização regular do referido passe nas seis províncias onde está implementado o sistema de bilhética.
POR REDACÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
“A partir de Dezembro deste ano, a ENBI vai dar início à retirada gradual do pagamento da tarifa a bordo dos autocarros públicos, prevendo-se que no final do primeiro trimestre de 2025 os passageiros utilizem regularmente o passe GiraMais para as suas deslocações”, informa a empresa, em comunicado remetido ao VerAngola.
A empresa explica que, no sentido de garantir uma mudança com normalidade e vantajosa para os utilizadores dos autocarros, vai arrancar, esta Quarta-feira, com uma campanha promocional para adesão ao referido passe, baixando a taxa de emissão dos actuais 5990 kwanzas para 5000 kwanzas.
Além desta promoção, a empresa vai também dar 1500 kwanzas em viagens na primeira adesão.
Segundo a empresa, a referida campanha vai decorrer até dia 30 de Novembro para a maioria dos passageiros, não estando abrangidos os titulares do passe GiraMais social, nomeadamente alunos entre os seis e 15 anos e ex-combatentes e veteranos da pátria.
Refira-se que o serviço nacional de bilhética integrada se encontra actualmente implementado em seis províncias: Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda.
Nesse sentido, segundo o comunicado da ENBI, numa primeira fase, em Luanda, a implementação desta medida começará nos meios que andam entre a Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30-1.º de Maio), a Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa-Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco-São Paulo e Vila de Cacuaco-Baleizão).
A alteração na Huíla será sentida no percurso que liga a Estátua da Liberdade à Centralidade da Quilengues e entre Eiwa e o Mercado do Mutundo, enquanto no Huambo a alteração vai-se sentir no percurso entre Huambo e Caála.
Dois trajectos em Cabinda (Chiloango-Pioneiro Zeca e Chilongo-Subastando) e dois em Malanje (Mercado da Catepa-Mercado da Chauande e Mercado da Catepa-Mercado de Cangandala) também serão afectados por esta mudança.
Já na província de Benguela, será no trajecto Baía Farta-Benguela-Catumbela-Lobito que esta mudança se fará inicialmente sentir.
Esta decisão de eliminar o pagamento de bilhetes dentro dos autocarros faz parte “da modernização e da transformação digital em curso no transporte urbano de passageiros e visa simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das empresas operadoras”.
Pelo que, utilizando apenas os passes GiraMais será possível atingir todos esses objectivos, resultando em viagens mais eficazes e céleres.