Regresso às aulas em todo o país: Mais de 10 milhões de alunos do ensino geral voltam às escolas hoje
Mais de 120 mil novas salas de aula foram construídas no âmbito do PIIM para acolher os estudantes no novo ano lectivo
Por Marina do Rosário
Hoje marca o início de um novo ano lectivo para os estudantes do ensino primário e secundário em todo o país, com mais de 10 milhões 444 mil 632 alunos inscritos no subsistema de ensino não universitário. Deste número, 878.383 estudantes frequentam a escola pela primeira vez, enquanto 120 mil novas salas de aula foram construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) para acolher esta crescente demanda.
A informação foi revelada no último fim-de-semana, durante a 27.ª Sessão Temática realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) em Luanda, onde o Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, sublinhou a importância do início das aulas nos 164 municípios do país. “As aulas, que arrancam esta manhã, terminarão a 31 de Julho de 2025”, afirmou o secretário.
No encontro com os jornalistas, o responsável do sector da Educação orientou os professores a darem início às actividades lectivas após a apresentação formal perante os alunos, dentro das salas de aula. Além disso, Pacheco Francisco destacou que o calendário escolar para o Ano Lectivo 2024/25, divulgado pelo Ministério da Educação em Agosto, prevê 48 semanas de actividades escolares, das quais 41 serão dedicadas às aulas, e inclui nove feriados nacionais.
O calendário escolar, aprovado pelo Decreto Executivo n.º 31/2024, de 1 de Agosto, é de cumprimento obrigatório em todas as instituições de educação pré-escolar, ensino primário e secundário, públicas, público-privadas e privadas, devidamente legalizadas no país.
A cerimónia oficial de abertura do Ano Lectivo ocorreu na passada sexta-feira, na cidade do Uíge, presidida pela Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, marcando assim o início de mais um ciclo escolar em Angola.