Regresso às aulas em todo o país: Mais de 10 milhões de alunos do ensino geral voltam às escolas hoje

0

Mais de 120 mil novas salas de aula foram construídas no âmbito do PIIM para acolher os estudantes no novo ano lectivo


Por Marina do Rosário

Hoje marca o início de um novo ano lectivo para os estudantes do ensino primário e secundário em todo o país, com mais de 10 milhões 444 mil 632 alunos inscritos no subsistema de ensino não universitário. Deste número, 878.383 estudantes frequentam a escola pela primeira vez, enquanto 120 mil novas salas de aula foram construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) para acolher esta crescente demanda.

A informação foi revelada no último fim-de-semana, durante a 27.ª Sessão Temática realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) em Luanda, onde o Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, sublinhou a importância do início das aulas nos 164 municípios do país. “As aulas, que arrancam esta manhã, terminarão a 31 de Julho de 2025”, afirmou o secretário.

No encontro com os jornalistas, o responsável do sector da Educação orientou os professores a darem início às actividades lectivas após a apresentação formal perante os alunos, dentro das salas de aula. Além disso, Pacheco Francisco destacou que o calendário escolar para o Ano Lectivo 2024/25, divulgado pelo Ministério da Educação em Agosto, prevê 48 semanas de actividades escolares, das quais 41 serão dedicadas às aulas, e inclui nove feriados nacionais.

O calendário escolar, aprovado pelo Decreto Executivo n.º 31/2024, de 1 de Agosto, é de cumprimento obrigatório em todas as instituições de educação pré-escolar, ensino primário e secundário, públicas, público-privadas e privadas, devidamente legalizadas no país.

A cerimónia oficial de abertura do Ano Lectivo ocorreu na passada sexta-feira, na cidade do Uíge, presidida pela Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, marcando assim o início de mais um ciclo escolar em Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »