Ano Lectivo 2024/2025 arranca com mais de 943 mil Alunos no Huambo
Sob o lema “Valorizar as Vozes dos Professores, Rumo a um Novo Contrato Social para a Educação”, o ano lectivo 2024/2025 arrancou oficialmente nesta sexta-feira (30.08.2024) na província do Huambo, com uma cerimónia presidida pelo governador Pereira Alfredo.
POR REDACÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
O governador revelou que, neste ano, estarão envolvidos 14.959 professores para atender a um impressionante total de 943.962 alunos, distribuídos por diferentes subsistemas de ensino.
A província conta com 908 escolas públicas, 42 públicas/privadas e 61 privadas, totalizando 10.586 salas de aula disponíveis.
Pereira Alfredo reforçou o compromisso do governo em melhorar as condições dos professores e encorajou os docentes nas zonas mais remotas a perseverarem na sua missão de iluminar aqueles sedentos por conhecimento.
O governante também destacou a sua intenção de fortalecer a educação especial, garantindo maior inclusão e atenção para todos os alunos, independentemente das suas necessidades.
O director do gabinete provincial da educação, Mário Rodrigues, sublinhou a importância de dinamizar as zonas de influência pedagógica, a alfabetização e o ensino pré-escolar, aproveitando o potencial dos alunos estagiários das escolas de formação de professores.
O director frisou também a necessidade de incentivar os promotores de instituições privadas a apostarem no ensino primário de forma legal, além de promover o desporto escolar e a capacitação contínua dos professores.
A cerimónia foi enriquecida com mensagens de alunos e professores, que apelaram à continuidade do foco na educação para melhorar o processo de ensino e aprendizagem na província do Huambo.